top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Semi Naked


Que eu amo bolo e que estou sempre em busca de novas receitas não é novidade pra ninguém, não é mesmo? Essa receitinha aqui foi um baita achado de um livro que comprei em uma das muitas viagens à Porto Alegre... A massa fica bem firme e é ideal para bolos estruturados.


Na receita original eles não sugerem a utilização de calda para umedecer a massa antes de receber o recheio. Eu particularmente, gostei da ideia de ter um bolo um pouco mais firme, mas, como sei que a maioria das pessoas gosta de bolo fofinho e úmido, sugiro que utilizem uma calda compatível com o recheio que irão utilizar.


A proposta do bolo é recheá-lo e cobri-lo com o mesmo ingrediente, no caso, o glacê amanteigado. Mas nada impede você de usar a criatividade (que eu sei que é muito grande) para incrementar e deixar essa maravilha ainda mais deliciosa!


Com o calor da primavera, muitas frutas estão dando às caras nas feirinhas... Que tal preparar uma geleia deliciosa para servir de recheio??? Use a fruta que você mais gostar!!! Vai por mim... Não tem como dar errado!!! A massa super aceita os mais variados sabores de acompanhamento... Vai ao gosto do cliente!


É por este motivo que eu estou compartilhando essa receita com vocês! Bora aprender? Beijão!

Para o Bolo

Ingredientes

150g de açúcar refinado

150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

150g de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

2 ovos em temperatura ambiente

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 160º C, Unte duas fôrmas de 17cm de diâmetro com manteiga, forre com papel manteiga, unte novamente com manteiga e polvilhe farinha de trigo.


2 - Na batedeira, junte o açúcar com a manteiga e bata até formar um creme fofo e esbranquiçado.


3 - Adicione os ovos, um a um, misture bem entre cada adição.


4 - Peneire a farinha e o fermento e misture para incorporar. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco.


5 - Divida a massa nas duas assadeiras e leve para assar por 50 minutos ou até que passe pelo teste do palito. Retire do forno e deixe esfriar por dez minutos ainda na fôrma. Passado o tempo, desenforme e deixe esfriar por completo em cima de uma grade.


6 - Com os bolos frios, divida ao meio para receber o recheio e cobertura.


Para o Glacê Amanteigado

Ingredientes

200g de açúcar de confeiteiro

125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente cortada em cubinhos

1 colher (sobremesa) de leite

1 colher (café) de extrato de baunilha


Modo de Preparo

1 - Encaixe o batedor de raquete na batedeira, coloque o açúcar de confeiteiro na tigela e ligue a batedeira em velocidade média. Um a um, vá depositando os cubos de manteiga.


2 - Quando todos os cubos estiverem incorporados à mistura, junte o leite e aumente a velocidade e deixe bater por 5 minutos ou até que o creme dobre de volume e esteja leve e fofo.


3 - Acrescente, então, o extrato de baunilha e já está pronto para o uso.


Montagem

1 - Disponha uma banda do bolo, cubra com um pouco do glacê. Se quiser, acrescente sobre o glacê um pouco de geleia caseira de sua preferência. Repita o procedimento até que todas as bandas de bolo tenham sido depositadas. Cubra o bolo com uma fina camada do glacê, alisando com uma espátula para remover o excesso. Leve para gelar por 10 minutos antes de servir.

POSTS RECENTES
bottom of page