top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Geleia de Damasco


Este aqui é um bolo para quem não gosta muito de coisas doces. A geleia de damasco traz todo o frescor da fruta e assina completamente o tom desta receita. Como opção para quem quiser dar uma camada extra de sabor, uma boa ideia é acrescentar um toque de chocolate branco derretido sobre cada fatia depois de pronto... Fica um espetáculo!

Como pode ser visto na imagem acima, a geleia não é miséria não! É um bolo bem repleto de sabor e de texturas. Massa mais firme, porém macia, geleia extremamente cremosa e levemente ácida e por cima um crocante feito com o chocolate branco para contrastar. E aí, conseguiu imaginar???

Este bolo é ideal para um lanche da tarde mais elaborado... Sabe aquela visita que você quer receber e fazer um agradinho bem gostoso? Então... Essa aqui é uma ótima opção!

Eu sou bem suspeito a falar porque eu amo damasco, mas, mesmo quem não curte tanto também adorou essa receita! E aí? Bora tentar???

Ingredientes

4 ovos

80g de manteiga em temperatura ambiente

1 1e 3/4 xícara (chá) de açúcar refinado

3 xícara (chá) de farinha de trigo

3/4 xícara (chá) de leite integral

2 colheres (sopa) de camido de milho

1 colher (sopa) de fermento em pó

150g de damascos secos

1/2 xícara (chá) de água

3 colheres (sopa) de açúcar demerara

80g de chocolate branco


Modo de Preparo

1 - Pique os damascos, os coloque numa panela, junte a água e leve ao fogo baixo para hidratar. Quando a água começar a evaporar e os damascos ficarem inchadinhos (em torno de 10 minutos), desligue o fogo e passe os damascos por um processador de alimentos. Retorne os damascos agora em pasta à panela, acrescente o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone até os damascos começarem a ficar transparentes (isso acontecerá quando todo o açúcar tiver derretido por completo, é o ponto de geleia). desligue o fogo e espere esfriar por completo.


2 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte uma fôrma retangular com manteiga, enfarinhe e reserve.


3 - Numa tigela, deposite os ovos, o açúcar e bata até dobrar de volume e ficar esbranquiçado. Nessa etapa, adicione a manteiga e bata até que nenhum pedacinho da manteiga esteja perceptível.


4 - Junte, então, a farinha de trigo e o leite, alternando as inserções com leves mexidas, apenas para incorporar os ingredientes. Coloque o fermento, o amido de milho e dê mais uma mexida. A massa deve ficar mais firme para que a geleia não afunde.


5 - Deposite a massa na assadeira, disponha colheradas da geleia espaçadamente sobre toda a massa. Feito isso, use uma faca para "misturar" levemente a geleia com a massa como se estivesse marmorizando. Então, leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Quando o bolo estiver completamente frio, corte em quadradinhos.


6 - Pique o chocolate branco, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos ou até que esteja completamente derretido. Com uma colher despeje o chocolate sobre os pedaços de bolo. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page