top of page
  • @vitorcorrea13

Gnocchi da Riqueza


Que eu sou doente por Gnocchi não é novidade pra ninguém. Mas que o meu molho favorito para comer acompanhando essa delícia é especial e leva filé mignon na composição; isso sim pode ser novidade! Pelo menos uma vez na semana eu como no meu restaurante favorito aqui em Concórdia. Nem sempre eu consigo ir ao restaurante, mas, quando isso acontece, eu ligo lá e peço pra Fofa preparar uma marmita caprichada...

Porém, dias desses eu tava morrendo de desejo de comer e o restaurante estava fechado. A solução que eu encontrei foi tentar reproduzir a receita do Darlan. E não é por nada, mas ficou tão boa quanto!


Não sei se todo mundo sabe, mas dia 29 de todo mês é uma data em que as pessoas comem o nhoque. E foi por este motivo que eu resolvi postar essa minha receitinha aqui.

A massinha do gnocchi fica leve e super casa bem com a suntuosidade do molho que, como diz o nome, é rico... Seja pela carne utilizada, seja pelos sabores... Eu garanto que todo mundo vai se amarrar nessa maravilhosidade aqui, pois é incrível!

Bora ver como é fácil?

Para o Gnocchi

Ingredientes

1Kg de batatas (casca rosa) 1 gema levemente batida 150g de farinha de trigo
2 talos de salsinha bem picadinhos sal a gosto
Noz moscada a gosto
Pimenta do Reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as batatas e corte em pedaços pequenos. 2. Transfira os pedaços de batata para uma panela grande com água salgada e fria. Leve ao fogo alto e, quando ferver, comece a checar o ponto da batata. Ela deve ser facilmente perfurada com a ponta de uma faca. Geralmente, 10 minutos é o suficiente. 3. Escorra e passe-as por um espremedor de batatas. A seguir, deixe as batatas espremidas sobre a superfície de trabalho para que esfriem por completo e o excesso de água evapore. Eu costumo deixar por bastante tempo. 4. Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea. 5. Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na diagonal (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar. 6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

Para o Molho de Filé Mignon
Ingredientes
300g de filé mignon picado
1 colher (sopa) de azeite
Sal e Pimenta do Reino moída na hora
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
400g de tomates pelados com o líquido (uma lata)
1/2 cenoura
1 folha de louro
1/2xícara (chá) de creme de nata (ou creme de leite fresco)
5 talos de salsinha bem picadinhos

Modo de Preparo
1 - No copo do liquidificador, junte a cenoura, os tomates com o líquido e bata bem até formar um caldo homogêneo e reserve. Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Regue o azeite, junte a carne, tempere com sal, pimenta, mexa bem e deixe dourar até grudar no fundo da panela.

2 - Nesta etapa, adicione a cebola, misture e deixe cozinhar por três minutos. Passado o tempo, junte o alho, o louro e refogue por mais 2 minutos.

3 - Junte, então, o molho de tomates e refogue por 10 minutos ou até que o molho tenha reduzido. Feito isso, acrescente o creme de leite e deixe cozinhar por mais cinco minutos. Desligue o fogo, junte a salsinha, acerte o sal.

4 - Separe uma porção do molho, deposite os gnocchis previamente cozidos, misture-os e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page