top of page
  • @vitorcorrea13

Salmão com Purê de Batata Doce


Porque nem só de doce a gente vive, não é mesmo?! Obviamente que nós amamos comer um delicioso doce preparado com muito esmero, mas, pra se ter equilíbrio, é necessário manter uma alimentação balanceada. Frutas, legumes, verduras fazem parte da minha alimentação diária. Esse delicioso prato aqui eu fiz esses dias e como eu recebi inúmeras mensagens perguntando como que se prepara, resolvi dividir com vocês.

Salmão assado temperado com raspas de laranja e alecrim, purê de batata doce, alho poró e tomates cereja refogados e salada de verdes para completar. Uma refeição leve, completamente nutritiva e que alimenta os olhos e a barriguinha...


Muita gente me pergunta se eu como todos os doces que eu faço. Eu como, mas não como tudo. Experimento, vejo se algo pode ser melhorado (pro meu paladar) e é isso. Quando não estou fazendo doces, minha alimentação não foge muito desta aqui. Sempre algum tipo de carboidrato, alguma carne assada e muita salada.

Uma boa forma de diversificar o sabor dos alimentos é introduzir novas formas de temperar velhos conhecidos. Utilize cascas de frutas cítricas para garantir um sabor a mais naquele assado sem graça de sempre. Introduza ervas frescas, experimente, diversifique. Você vai ver como o seu paladar vai agradecer...

Bom, dito tudo isso, só me resta compartilhar com vocês o passo a passo dessa delícia aqui. Espero que gostem e que façam. Fica APENAS incrível!

Ah, essa é uma excelente dica de almoço para o dia dos Pais, não acham?

Para o Salmão

Ingredientes

4 postas de salmão sem pele e em temperatura ambiente (aproximadamente 200g cada)

2 dentes de alho picados

2 ramos de alecrim picados

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto

Raspas de uma laranja Bahia

1 colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer em 200°C, separe uma assadeira retangular de tamanho médio, forre-a com papel manteiga e reserve.


2 - Num prato, deposite as postas de salmão e, sobre elas, acrescente os demais ingredientes: os alhos picados, os ramos de alecrim picados, as raspas de laranja, o sal, a pimenta do reino, o azeite, esfregue bem os temperos nas peças e deixe descansar por 10 minutinhos.


3 - Passado o tempo, disponha as postas na assadeira e leve ao forno para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o salmão comece a ficar douradinho por fora.


Para o Purê de Batata Doce

Ingredientes

400g de batata doce (aproximadamente 2 batatas grandes)

2 dentes de alho

Sal a gosto

Noz moscada a gosto

3 ramos de salsinha picada

água até dar ponto


Modo de Preparo

1 - Descasque, pique e lave as batatas doces. Em seguida, deposite os pedaços de batata numa panela de tamanho médio, cubra com água, junte os dentes de alho picados grosseiramente, tempere com sal e leve ao fogo médio até que as batatas fiquem macias (em torno de 20 minutinhos).


2 - Passado o tempo do cozimento, descarte a água, deposite as batatas com o alho na tigela do processador, junte a salsinha, tempere com noz moscada e processe até obter um creme. Adicione água filtrada aos poucos até atingir a consistência desejada. Corrija o sal e reserve.


Para o Alho Poró

Ingredientes

1 talo de alho poró fatiado

16 tomates cereja cortados ao meio

1 colher (sopa) de manteiga

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio e acrescente a manteiga. Quando estiver derretida, adicione o alho poró fatiado, tempere com sal, pimenta do reino e deixe refogar por 4 minutos. Passado o tempo, junte os tomates cereja cortados ao meio, misture delicadamente, deixe refogar por 2 minutinhos e desligue o fogo.


Para a Montagem

Ingredientes

Folhas de verdes da sua preferência

1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto

Azeite de oliva a gosto


Modo de Preparo

1 - Em cada prato, deposite pequenas colheradas do purê de batata doce e, sobre ele, coloque o alho poró com os tomatinhos. Com cuidado, deposite a posta de salmão em cima dessa caminha. Adicione as folhas de verdes, as azeitonas, tempere com sal, pimenta do reino, regue com azeite. Repita o procedimento com os demais ingredientes e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page