top of page
  • @vitorcorrea13

Purê Cremoso de Batatas com Alho Poró


Honestamente??? Uma das melhores receitas que eu testei neste ano! E olha que eu testei muitas... Mas essa aqui ganhou meu coração... Ainda na vibe de tentar dar cara nova a ingredientes já conhecidos, eis que me aventurei, mais uma vez, com o tal do alho poró. Surpresa mais que agradável e que já rendeu muitos elogios aqui em casa... Um maravilhoso purê de batatas com alho poró.


Receitinha simples, prática e deliciosa da minha diva master Rita Lobo que já chegou chegando.

O mais bacana dessa receitinha é que você pode adaptar (assim como todas as outras receitas). Certo dia estava com apenas uma batata inglesa em casa, então completei a quantidade com batata salsa. O resultado? Melhor impossível! Afinal de contas, batata salsa é ouro!!!


A noz moscada garante uma camada extra de sabor. Enfim, sou só elogios...


Bom, chega de papo e bora aprender???


Neste ensaio:

-Prato: Camicado

-Pano de Prato: Feirinha de Bairro

-Moedor de Pimenta: Tok Stock

Ingredientes

4 batatas 1 talo de alho-poró 1 xícara (chá) de leite 2 colheres (sopa) de manteiga noz-moscada ralada na hora a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Transfira para uma panela média, cubra com água e misture ½ colher (chá) de sal. Leve para ao fogo alto e, assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até ficarem macias - espete com um garfo para verificar. Enquanto isso prepare o alho-poró. 2. Lave e seque o alho-poró. Corte e descarte as pontas com a raiz e reserva as folhas para preparar caldos. Corte a parte clara do talo em fatias finas. Leve uma frigideira com 1 colher (sopa) de manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte o alho-poró fatiado, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Reserve. 3. Desligue o fogo e escorra bem a água das batatas. Coloque o leite numa panela pequena e leve ao fogo baixo para aquecer - não é preciso ferver. Esse é um dos segredos para o purê não empelotar: o leite deve estar na mesma temperatura da batata. 4. Passe as batatas ainda quentes pelo espremedor sobre a mesma panela. Leve ao fogo médio e acrescente o leite quente, mexendo com um batedor de arame para incorporar. Desligue o fogo, junte 1 colher (sopa) de manteiga e misture bem. 5. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada. Misture o alho poró refogado, transfira para uma tigela e sirva a seguir.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=301008

POSTS RECENTES
bottom of page