top of page
  • @vitorcorrea13

Medalhões de Filé com Cogumelos na Manteiga


Este aqui é outro prato que eu faço com muita frequência aqui em casa, porém agora aprendi um molhinho novo com a Camila lá do iG @feitocom.amor e, desde então, não preciso nem falar que ele já se tornou hit, não é mesmo? Receitinha super fácil e que super eleva o patamar da refeição...

O tchãn do prato fica por conta de um molho feito a partir da borra do cozimento da carne. O creme de leite fresco aliado à mostarda dijon garantem uma personalidade extra à receita. Super recomendo e indico! Bora tentar?

Ingredientes

2 medalhões de filé mignon bovinos

Sal e Pimenta do Reino a gosto

1 colher (sopa) de azeite

300g de batata salsa

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de manteiga

150g de cogumelo de Paris frescos

1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de mostarda dijon

2 ramos de tomilho fresco

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique as batatas, leve os pedaços para cozinhar com o dente de alho numa panela com água e sal em fogo médio alto por 20 minutos ou até que os pedaços estejam macios. Feito isso, descarte a água do cozimento e pulsione com o mixer até formar um creme liso. Acrescente a manteiga, acerte o sal, mexa mais um pouco e reserve.


2 - Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte uma colher de manteiga, os cogumelos, tempere com sal, pimenta do reino e deixe refogar por 3 minutos. Reserve.


3 - Leve uma outra frigideira anti aderente ao fogo médio alto. Quando estiver aquecida, regue o azeite, disponha os medalhões, tempere com sal e pimenta. Deixe grelhar por 4 minutos ou até que o filé solte da panela. Vire o medalhão e repita o procedimento do outro lado. É importante selar todos os lados para que todos os líquidos se mantenham no interior da carne e ela continue macia. Feito isso, retire as carnes da panela, deposite-as num prato e cubra com papel alumínio.


4 - Desligue o fogo e junte, imediatamente, o creme de leite e a mostarda na panela em que a carne foi grelhada. Com uma espátula de silicone, raspe bem o fundo da frigideira até formar um creme de coloração mais escura. O molho deve ficar mais líquido, pois, depois de frio, ele encorpa. Acerte o sal e parta para a montagem do prato.


5 - Sirva um pouco do molho, colheradas do purê e, sobre ele, deposite um filé. Em cima de cada filé distribua os cogumelos. Finalize com ramos de tomilho.

POSTS RECENTES
bottom of page