top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Xadrez


Quem quer ser uma peça nesse tabuleiro de xadrez??? Eu quero!!! E, na boa, vou com gosto! E com gosto de limão, de doce de leite e de chocolate... Hummmm Salivei só ao descrever esses sabores maravilhosos que super combinam entre si...


Nesta versão aqui, eu utilizei raspinhas de limão para quebrar um pouco o doce da receita... O resultado? Melhor impossível!

Aqui, eu utilizei formas redondas. Porém, acho até mais fácil fazer essa receita utilizando formas retangulares. O segredo fica por conta da montagem: é imprescindível fazer tiras de bolo do mesmo tamanho para se obter uma estética melhor.


Pretendo gravar essa receita em breve para demonstrar melhor como fazer a montagem. Assim que a tiver gravado, eu coloco o link aqui...


Bom, vou parar de enrolação porque a fome tá apertando por aqui só de pensar nessa deliciosidade... Bora aprender, povo???

Para os Bolos

Ingredientes

200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3 ovos

2 xícaras (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de leite morno

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sobremesa) de fermento em pó

Raspas de 1 limão

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte duas formas redondas (17cm diâmetro) com manteiga, polvilhe farinha de trigo numa delas e, na outra, chocolate em pó. Reserve.

2 - Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Nesta etapa, adicione os ovos, um a um, batendo apenas para misturar entre cada adição.


3 - Junte, aos poucos, a farinha alternando com o leite morno. Quando a massa estiver homogênea, divida-a em duas tigelas: numa, adicione raspas de casca de limão; noutra, o chocolate em pó. Em cada tigela, acrescente uma colher de fermento e mexa para incorporar.


4 - Despeje as massas nas assadeiras, untadas e enfarinhadas, e leve-as ao forno para assar por 30 minutos ou até que passem no teste do palito. Espere esfriar para desenformar e começar a montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

400g de doce de leite

1 folha de papel manteiga

1 prato menor que o diâmetro da forma*

1 pires de xícara de chá*

1 pires de xícara de cafezinho*

PS.: Esses pratos serão utilizados como guias para fazer os aros de bolo (círculos). É importante que cada aro de bolo tenha, pelo menos, três centímetros de largura para poder intercalar e dar o efeito xadrez. Se você não tiver pires nos tamanhos desejados, sugiro utilizar um gabarito feito em papel ou em papelão (apenas como guia para cortar).


Modo de Preparo

1 - Após desenformados, divida os bolos ao meio. A seguir, deposite o prato maior sobre o bolo de maneira que fique centralizado e permita a realização de um aro uniforme de, mais ou menos, 3 cm. Para fazer o aro, com uma faca bem afiada, corte o bolo ao redor da circunferênca tangenciando o prato. Em seguida, repita o procedimento com os pratos menores. Faça isso com os dois bolos.


2 - Na hora de montar o bolo, forre uma forma de fundo falso com papel manteiga e, sobre ele, deposite um aro. É importante intercalar a cor dos aros para que se obtenha o efeito xadrez. Quando a primeira camada de bolo estiver feita, cubra com uma fina camada de doce de leite.


3 - Repita o procedimento, porém certifique-se de começar com a cor oposta a que foi feita anteriormente. Por exemplo: se na camada anterior iniciou com o bolo preto, agora, inicie com o branco. Repita o procedimento até que todas os aros de bolo tenham sido utilizados.


Para a Cobertura

Ingredientes

400g de chocolate meio amargo

200g de creme de leite fresco


Modo de Preparo

1 - Leve o chocolate picado para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido. Nessa etapa, junte o creme de leite e mexa bem até formar um creme homogêneo. Se houver necessidade, leve à geladeira até atingir a consistência mais firme para facilitar na hora de confeitar.


2 - Com o bolo sobre o tabuleiro, despeje a cobertura no topo e vá acertando com uma espátula. Com cuidado, passe a cobrir as laterais. Assim que toda a circunferência estiver coberta, com as costas de uma colher, faça listras no sentido do comprimento ao longo de toda a extensão. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page