• @vitorcorrea13

Quiche de Ratatouille


E quando a gente fala em legumes assados no forno o pessoal já vem achando que a gente vai preparar antepasto, mas calma! Tem muita receita boa que dá pra ser feita a partir desse método de cocção e essa aqui é uma delas! Quiche de Ratatouille!

Os legumes, quando assados no forno, conseguem concentrar os sabores e deixar as preparações ainda mais apetitosas. Nesta preparação, eu sugeri assar os legumes previamente no forno, mas, se você quiser adiantar o processo, pode muito bem fazer o refogado dos mesmos no fogão. O resultado final fica diferente, mas igualmente gostoso.

Para a Base

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

100g de manteiga gelada cortada em cubos

1/2 colher (chá) de sal

1 ovo

1 colher (sopa) de água gelada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal e misture. Adicione a manteiga e, com as pontas dos dedos, mexa até obter uma farofa úmida. Acrescente o ovo e a água até formar uma massa homogênea. Ligue o forno para pré aquecer a 200°C e reserve uma assadeira retangular de fundo falso (ou alguma redonda com fundo falso).


2 - Abra a massa sobre uma bancada limpa e enfarinhada. Com cuidado, transfira a massa para a assadeira, adapte-a bem, remova o excesso das bordas.


3 - Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e, sobre ela, deposite um peso (pode ser grãos de feijão, bolas de cerâmica ou o que você estiver acostumado a usar para peso). Leve para assar por 10 minutos. Depois desse tempo, remova o papel vegetal com o peso, faça furinhos na base da torta com um garfo e retorne a massa ao forno para terminar de assar por mais 10 minutinhos. Passado o tempo, retire a massa do forno para esfriar e reduza a temperatura do forno para 180°C. Inicie o preparo do recheio.


4 - Após o tempo de forno, reserve a massa para receber o recheio.


Para o Ratatouille

Ingredientes

1/2 berinjela cortada em cubos 1/2 abobrinha cortada em cubos 1/2 xícara (chá) de tomate-cereja ou sweet grape divides em 4 partes 1 talo de alho-poró sem as folhas verdes fatiados finamente 1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubos 1 cebola média cortada em cubos 4 dentes de alho fatiados

3 ramos de tomilho picadinhos sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto 3 colheres (sopa) de azeite

4 talos de salsinha picadas

Modo de Preparo

1 - Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). 2 - Numa tigela, junte todos os ingredientes, misture bem e leve para assar por, aproximadamente, 40 minutos. A cada dez minutos, mexa para que os legumes assem por igual.

3 - Ao final do cozimento, com os legumes já fora do forno, adicione a salsinha picada, misture bem e reserve. Reduza a temperatura do forno para 180C.


Para a Montagem

Ingredientes

3 ovos

250g de creme de leite

150g de queijo parmesão ralado

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o creme de leite, os ovos, tempere com sal, pimenta do reino e misture bem. Adicione, então, o queijo e o incorpore à mistura.


2 - Feito isso, disponha o ratatouille sobre a massa e, sobre ele, despeje o creme de ovos. Leve para assar por, aproximadamente, 60 minutos ou até que a superfície esteja completamente douradinha. Sirva a seguir acompanhado de salada de sua preferência.

POSTS RECENTES