top of page
  • @vitorcorrea13

Salada de Quinoa com Rúcula


Eis aqui outra opção super prática, saudável e deliciosa de refeição: Salada de quinoa com rúcula. Apesar de a quinoa não ser ainda tão usual na mesa do brasileiro, esse grão faz parte da gastronomia de muitos países da América Latina devido, principalmente, ao alto valor nutritivo. Apesar de eu ser filho de gaúcho (os amantes insaciáveis do churrasco), eu não sou necessariamente filho de peixinho, pois não sinto a necessidade de comer tanta carne vermelha assim... Obviamente que eu como, mas, se não tiver, pra mim não faz diferença. Eu consigo substituir a carne por outros tipos de proteína sem estresse. E essa salada aqui é o tipo de receita que consegue me nutrir a ponto de não querer comer acompanhada de carne.

Ela é uma excelente opção de prato pra quem quer sair da rotina sem peso na consciência. A mistura de cores, de sabores e de texturas é o ponto forte dessa preparação e, se eu fosse você, já anotava no caderninho de receitas! Bora testar?

Ingredientes

1 xícara (chá) de quinoa

2 xícaras (chá) de água

2 dentes de alho picados

1 xícara (chá) de tomates cereja

2 ramos de tomilho picados

2 talos de alecrim picados

Sal e pimenta do reino moídas na hora

1 colher (sopa) de azeite

8 folhas de hortelã fatiadas fino

8 folhas de manjericão fatiadas fino

1 pepino japonês pequeno fatiado fino em meia lua

1 xícara (chá) de rúcula (aqui deu meio talo)

Modo de Preparo

1 - Numa panela, deposite a quinoa, a água e leve ao fogo médio até levantar fervura. A partir deste ponto conte 10 minutos, desligue o fogo, escorra a água e coloque a quinoa espalhada sobre um prato para esfriar.


2 - Leve uma frigideira ao fogo baixo para aquecer. Regue o azeite, junte o alho e deixe dourar por 2 minutos. Adicione, então, os tomates cereja e misture-os bem. Acrescente o tomilho, o alecrim picado, tempere com sal, pimenta do reino e desligue o fogo. Tampe a panela para infusionar os sabores por 15 minutos.


3 - Passado o tempo, junte a quinoa na panela dos tomates, acrescente o manjericão, a hortelã, as folhas de rúcula, o pepino, acerte o sal e sirva a seguir.


Se quiser incrementar o prato, adicione lascas de peito de peru defumado.

POSTS RECENTES
bottom of page