top of page
  • @vitorcorrea13

Polenta com Gorgonzola acompanhada de Cogumelos salteados


E tá aqui uma das receitinhas que vocês mais reagiram positivamente ao meu Stories Cooking e que muita gente já reproduziu mesmo sem ter tido acesso à receita na íntegra. A minha polenta de micro ondas é aquele tipo de receita salvadora da pátria para dias corridos (e preguiçosos). Fica pronta num piscar de olhos, mas, nem por isso, perde no quesito deliciosidade!

Essa belezura aqui vai bem acompanhando uma infinidade de coisas, mas, nesta preparação a minha sugestão é servir com um mix de cogumelos na manteiga. Fica incrível! Reparem que a minha polentinha não ficou tão lisa, mas tem uma explicação: como eu demorei um pouquinho pra poder fazer o stories do preparo dos cogumelos + separar o cenário para a foto, a polenta acabou esfriando um pouquinho e, por este motivo, ficou com esse aspecto. Não que eu ache ruim, mas, quando sai do micro ela fica bem lisinha.


Bom, espero que vocês gostem e que incluam essa maravilha na rotina da casa, pois vale a pena o esforço (que é mínimo) e o prazer de comer! Bora lá?

Para a Polenta

Ingredientes

1 xícara (chá) de farinha de milho

500mL de água fria

500mL de água fervente

Sal a gosto

2 colheres (sopa) de manteiga

60g de queijo gorgonzola despedaçado

Modo de Preparo

1 - Numa tigela que possa ser levada ao micro ondas deposite a farinha de milho, tempere com sal, junte a água fria e misture bem. Quando toda a farinha tiver sido diluída na água, junte a água fervente e misture bem.


2 - Feito isso, leve a tigela ao micro ondas em potência alta por 2 minutos. Passado o tempo, retire a tigela do micro e mexa bem. Retorne a tigela ao micro e deixe cozinhar por mais 2 minutos. Retire novamente a tigela do micro e misture bem. Leve a tigela ao micro, porém deixe cozinhar por 4 minutos. Feito isso, retire do micro, junte a manteiga, o queijo e os incorpore a mistura. Retorne a tigela ao micro e deixe cozinhar por mais 2 ou 3 minutos. Depois é só servir.

Para os Cogumelos

Ingredientes

1 xícara (chá) de cogumelo de Paris in Natura fatiado

1 xícara (chá) de cogumelo Shitake fatiado

1/2 xícara (chá) de cogumelo Shimeji despedaçado

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de molho shoyo

2 ramos de tomilho debulhados

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto

Cebolinha fatiada fino a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma frigideira com a manteiga para aquecer em fogo médio. Quando a manteiga estiver derretida, junte os cogumelos e deixe que eles incorporem a manteiga e fiquem levemente douradinhos (em torno de 2 minutos).


2 - Acrescente, então, o molho shoyo, o tomilho debulhado, acerte o sal, tempere com pimenta, misture bem, deixe cozinhar por 2 minutos e retire do fogo.


3 - Num prato, faça uma cama com a polenta e, sobre ela, deposite os cogumelos salteados. Finalize com bastante cebolinha picada no topo e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page