• @vitorcorrea13

Quibe Recheado Frito


Quem tem me acompanhado via Stories do Instagram sabe que, lá em Curitiba, eu meio que fui "adotado" por uma família de libaneses. Dentre todas as delícias que eu tenho tido a oportunidade de me deliciar, o quibe do Tio Ali foi a melhor das comidas que eu já provei na vida... Apesar dessa receita aqui não ser a dele, fiz com a intenção de dividir com vocês essa maravilha.

O quibe, tanto frito quanto o assado ou mesmo o cru, tem sido uma das minhas comidas preferidas durante a minha estadia lá em Curitiba. A culinária árabe é muito rica e, aos poucos, eu vou começar a compartilhar todas as receitas que eu tenho aprendido e as histórias por trás de cada uma delas.


Como eu falei lá em cima, essa versão aqui não é a do Tio Ali, mas ficou tão gostosa quanto. Ela não ficou igual, pois ele utiliza temperos específicos trazidos do próprio Líbano. E como eu quero que vocês testem em casa, tratei de preparar com ingredientes de fácil acesso pra todo mundo.

Bom, acredito que eu já tenha me excedido no quesito "senta que lá vem historia", mas prometo ir direto ao ponto nas próximas linhas. Bora aprender a preparar essa maravilha?

Para o Recheio

Ingredientes

100g de patinho moído

1 colher (sopa) de azeite de oliva

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1 colher (chá) de molho inglês

Sal

Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela de tamanho médio para aquecer em fogo médio alto. Quando estiver totalmente aquecida, junte o azeite, a carne, tempere com sal, pimenta e deixe cozinhar até ficar douradinha.


2 - Quando a carne tiver atingido o ponto desejado, adicione a cebola e deixe refogar por 3 minutos. Passado o tempo, junte o alho e refogue por mais 2 minutos. Acrescente, então, o molho inglês, acerte o sal e a pimenta e desligue o fogo.

Para o Quibe

Ingredientes

200g de patinho moído

200g de trigo para quibe

300mL de água morna

Sal

Pimenta do Reino moída na hora a gosto

20 folhas de hortelã picadas

150mL de água em temperatura ambiente

1/2 cebola picada grosseiramente

1 dente de alho

Óleo vegetal o quanto baste para fritar em imersão

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o trigo de quibe e água morna. Misture bem e deixe hidratar até que toda a água tenha sido completamente absorvida pela farinha.


2 - No copo do liquidificador, junte a água em temperatura ambiente, a cebola, o dente de alho e bata bem até formar uma mistura homogênea e reserve.


3 - Ao final do processo de hidratação da farinha, junte o creme de cebola e alho, a carne moída, as folhas de hortelã picadas, tempere com sal, pimenta do reino e misture bem.


4 - Separe uma porção da massa e faça uma bola. Em seguida, faça uma cavidade no centro, deposite um pouco da carne moída do recheio, feche as extremidades e modele o formato de quibe. Repita o procedimento com os demais ingredientes.


5 - Frite a seguir em óleo vegetal e sirva acompanhado de coalhada e pastinhas temperadas.


POSTS RECENTES