top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Ganache de Limão


Bolo de limão é tudo de bom! E quando ele vem com uma nova roupagem, a gente se apaixona e quer logo tratar de despi-lo, se é que me entendem... Rsrs

Nesta deliciosa versão aqui, o meu bolinho de limão favorito ganhou uma camada extra de sabor por conta de uma leve, brilhante e saborosa ganache de chocolate branco perfumada com raspas de limão. Quer saber se ficou boa? Só te digo uma coisa: não sobrou uma fatia para contar historia!

E como eu sou aquele tipo de amigo que ama compartilhar essas gostosuras, vou repassar o passo a passo dessa maravilha aqui! Ela é super fácil de preparar e eu tenho certeza de que vai fazer o maior sucesso na sua mesa do café. Bora tentar?

Para o Bolo

Ingredientes

2 xícaras (chá) de açúcar refinado 200 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente 3 ovos 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite integral 1 colher (chá) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio Raspas de 1 limão

Suco de 1 limão Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma redonda (25 cm de diâmetro) com manteiga, farinha de trigo e reserve. Na tigela do leite, junte o suco de limão e misture até talhar. Reserve. 2 - Na batedeira, bata a manteiga até formar um creme branco e fofo. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco. Quando o creme tiver aumentado de volume, coloque os ovos, um por vez, mexendo entre cada adição.

4 - Junte, então, o trigo, a mistura de leite e mexa até formar uma massa homogênea. Junte o fermento, o bicarbonato, as raspas de limão e os incorpore ao restante da receita. Feito isso, distribua a massa na assadeira untada e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que a massa passe pelo teste do palito.


5 - Desenforme somente quando o bolo estiver frio.


Para a Ganache

Ingredientes

120g de chocolate branco em barra

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de creme de leite

40g de manteiga gelada cortada em cubos

Raspas de 1 limão


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor, adicione as raspas de limão e a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

120g de biscoitos tipo champagne

120g de chocolate branco

Corante verde o quanto baste


Modo de Preparo

1 - Meça a altura do bolo e corte os biscoitos em diferentes tamanhos. Em seguida, deposite o chocolate num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido. Junte, então, o corante e misture.


2 - Com cuidado, deposite uma pequena porção do chocolate tingido em cima de cada biscoito e espalhe. Repita o procedimento com os demais biscoitos e deixe secar.


3 - Enquanto os biscoitos secam, deposite o bolo no prato em que irá servir e despeje a ganache no topo. Ajeite bem. Feito isso, cole os biscoitos tingidos com um pouco do chocolate ao longo de toda a lateral do bolo. Sirva a seguir.


POSTS RECENTES
bottom of page