top of page
  • @vitorcorrea13

Bacalhau ao Molho de Ervas Frescas


Fazia muito tempo que eu estava com essa receita na minha cabeça, mas não conseguia pô-la em prática por causa da dificuldade em encontrar um bacalhau de qualidade. Como eu moro a quase 500Km de distância do litoral, peixe fresco, se não for de água doce, é artigo de luxo. Ainda bem que eu encontrei uma peixaria de confiança e, desde então, faço compras semanais com os produtos mais fresquinhos disponíveis. Quando eu vi que tinha bacalhau, não deu outra: tratei de comprar algumas peças para poder preparar essa delícia aqui.

Bacalhau selado com crosta de farinha panko, molho bechamel com ervas frescas e saladinha para acompanhar. Um prato super leve, extremamente delicioso e que faz bonito seja num almoço de final de semana ou, até mesmo, num jantar.

O bacalhau, como fonte de proteína, é a minha sugestão. Mas nada impede você de preparar essa receita substituindo o mesmo por algum outro tipo de peixe branco. O importante é fazer...


Bom, que tal deixar o papo pra lá e ir direto ver como é fácil o passo a passo dessa maravilha?

Para o Peixe

Ingredientes

2 postas de bacalhau (em torno de 160g cada)

Sal, Pimenta do Reino moída na hora a gosto

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de mel

1/2 xícara (chá) de farinha panko

1 colher (chá) de azeite

1 dente de alho triturado

1 colher (chá) de alecrim triturado

Raspas de 1/2 laranja bahia

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 200º C, separe uma assadeira, unte com azeite e reserve.

2 - Tempere as postas de bacalhau com uma colher (sopa) de azeite, mel, sal e pimenta do reino. Feito isso, leve uma frigideira anti aderente ao fogo médio alto para aquecer. Quando a frigideira estiver bem quente, regue um fio de azeite e deposite as postas para selar por 2 minutos de cada lado. Após esse tempo, deposite as postas na assadeira e leve para assar por 12 minutos.


3 - Enquanto o peixe assa, prepare a farofinha: leve uma frigideira ao fogo baixo e deposite uma colher (chá) de azeite. Em seguida, adicione o alho para dourar. Feito isso, junte o alecrim, a farinha e mexa delicadamente. Tempere com sal, pimenta do reino e misture bem por 3 minutos. Passado o tempo, desligue o fogo, adicione as raspas de laranja e reserve.


Para o Molho Bechamel com Ervas Frescas

Ingredientes

1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (chá) de manteiga

1 colher (chá) de farinha de trigo

Sal, Pimenta do Reino e Noz Moscada moída na hora a gosto

1/4 xícara (chá) de Salsinha, Tomilho e alecrim triturados (ou ervas de sua preferência)


Modo de Preparo

1- Leve uma panela ao fogo médio para aquecer. Quando estiver aquecida, deposite a manteiga e espere derreter por completo.


2 - Com a manteiga derretida, junte a farinha de trigo e mexa vigorosamente por 2 minutos até que o cheiro de farinha tenha sumido e a mistura tenha esteja levemente bronzeada.


3 - Neste momento, adicione o leite e mexa bem para que não empelote. Reduza o fogo, tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Quando o creme começar a engrossar, desligue, adicione as ervas e misture. O molho deve ficar mais líquido.


Para a Montagem

Ingredientes

Salada de verdes de sua preferência

Tomates cerejas

Batata Salsa assada (sugestão)


Modo de Preparo

1 - No prato em que irá servir, disponha uma colherada do molho de ervas. Em seguida, com cuidado, deposite uma posta do peixe assado (se ele estiver com a pele, deposite-a para cima). Feito isso, cubra a superfície da posta com a farofinha de panko. Adicione os acompanhamentos de sua preferência e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page