top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Festivo de Café


Bolo é sempre um bom motivo para reunir os amigos. Se for assim, do tipo festivo, melhor ainda! Pois pode transformar um mero encontro num evento... Esta delícia aqui, modéstia a parte, é extremamente saborosa e aromática. O sabor todo especial do café dá o tom à receita e vai conquistar o seu coração...

Sabe aquele bolinho que você não tem nenhuma ressalva a fazer? Então... É esse aqui! Massa extremamente leve e fofinha, recheio doce na medida certa e cobertura leve...

Como se não bastasse ser delicioso é ainda lindo de se ver e de viver! Eu sou suspeitíssimo a falar, mas é dos meus favoritos de todos os tempos! E é por isso que eu vou dividir a receita dessa maravilha com vocês. Bora aprender?

Para o Bolo

Ingredientes

120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 ovos

170g de iogurte natural integral

1/2 xícara (chá) de café passado (bem forte) (Eu utilizei o café da marca Unique)

1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte três assadeiras redondas de 17cm de diâmetro e de fundo falso com manteiga, forre com papel vegetal e reserve.


2 - Na tigela da batedeira, deposite a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione, então os ovos, um a um, batendo entre cada adição.


3 - Adicione o café, o iogurte e misture. Comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato. Divida a massa nas assadeiras e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que os bolos passem no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo para poder desenformar.


Para o Brigadeiro de Café

Ingredientes

395g de leite condensado

1 colher (chá) de pó de café solúvel

2 colheres (sopa) de leite em pó

1 colher (sopa) de creme de leite

1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque todos os ingredientes e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela.


2 - Retire do fogo, espere amornar, deposite o brigadeiro num saco de confeitar para facilitar a deposição e reserve.


Para o Chantilly

Ingredientes

500g de nata (creme de leite fresco)

5 colheres (sopa) de açúcar refinado

1 colher (chá) de extrato de baunilha

4 colheres (sopa) de chocolate em pó


Modo de Preparo

1 - Na tigela da batedeira, deposite o creme de leite fresco, o açúcar e bata até obter ponto de chantilly. Cuidado para não bater muito, pois pode virar manteiga. Divida o chantilly em duas tigelas: numa adicione o extrato de baunilha e o incorpore; noutra, adicione o chocolate em pó e o incorpore.


2 - Feito isso, separe dois sacos de confeitar e deposite os chantillys separadamente. Reserve.


Para a Montagem

Ingredientes

Grãos de café para decorar (opcional)

100g de chocolate 60% cacau


Modo de Preparo

1 - Num bowl, deposite o chocolate e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento para o chocolate derreta por completo. Feito isso, deposite uma pequena quantidade sobre o topo de cada bolo e espalhe de maneira que fique coberto. Leve à geladeira para firmar.


2 - Quando o chocolate estiver firme, deposite o bolo na base em que irá servir, coloque brigadeiro e tampe com outra banda de bolo. Repita o procedimento com o restante dos ingredientes.


3 - Cubra o bolo com o chantilly: inicie depositando, delicadamente, o creme ao longo de toda a extensão do bolo. Alterne os sabores do chantilly e faça tiras de tamanhos diferentes para causar um efeito mais interessante.


4 - Assim que o bolo estiver coberto, remova o excesso e alise a lateral com uma espátula. Cubra o topo do bolo com o restante do chantilly e finalize a decoração com pequenos confeitos de chantilly e com grãos de café torrados. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page