top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Fofo de Maracujá


Não sei vocês, mas eu sempre prefiro o sabor dos bolos mais simples. Sejam eles de legumes, de chocolate ou de frutas. Esse aqui não é muito diferente! Bolo Fofo de Maracujá é a deliciosa receita que vai conquistar o seu coração, assim como conquistou o meu...

Na minha opinião, o grande diferencial dessa receita, além da apresentação, é o fato de na cobertura não ter a fruta. Sim, isso mesmo! A ganache foi tingida para imitar a coloração da polpa, pois, na primeira vez que eu fiz achei muito ácida. Então resolvi modificar e o resultado agradou muito!

Bom, e se você também é amante de bolos tradicionais, porem com um toque especial, essa receita merece um minuto da sua atenção. Simples, prática e deliciosa. Bora tentar?

Para o Bolo

Ingredientes

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 ovos

1 xícara (chá) de leite integral

Polpa de 1 maracujá

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira redonda de 27cm de diâmetro e de fundo falso com manteiga, forre com papel vegetal e reserve. No copo liquidificador, deposite o leite, a polpa de maracujá e bata até obter um creme liso. Reserve.


2 - Na tigela da batedeira, deposite a manteiga, o açúcar e bata até obter um creme fofo e esbranquiçado. Adicione, então os ovos, um a um, batendo entre cada adição.


3 - Comece a peneirar os sólidos: trigo, fermento, bicarbonato. Junte a mistura de leite com a polpa e misture novamente. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo para poder desenformar.


Para a Ganache

Ingredientes

120g de chocolate branco em barra

1 colher (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de creme de leite

40g de manteiga gelada cortada em cubos

Corante amarelo o quanto baste

1 colher (sopa) de semente de papoula (pode ser substituída por linhaça triturada)


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor, adicione o corante, as sementes de papoula e a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

Sementes de papoula ou linhaça triturada


Modo de Preparo

1 - Coloque o bolo no prato em que irá servir. Feito isso, despeje a ganache no topo do bolo e espalhe, com cuidado, para que o conteúdo não escorra pelas laterais. Quando toda a superfície estiver devidamente coberta, com delicadeza, deposite sementes de papoula ao longo de toda a borda do bolo. Leve à geladeira para firmar por uns minutos e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page