• @vitorcorrea13

Bolo Xadrez Tricolor


Acredito que este tenha sido o bolo mais trabalhoso que eu já fiz. Contudo, amigos, o resultado não poderia ter agradado mais! Confesso que foi muito gratificante cortar o bolo e ver a mágica das cores aparecendo. Sem contar, é claro, nas texturas e aromas que tomaram conta do corredor do prédio!

Sabe aquela ocasião especial e que você quer preparar algo para surpreender? Então, a receita é essa aqui! Por fora, parece um bolo simples de chocolate quando, na realidade, é uma explosão de cores e de sabores!


Só precisa ter um pouquinho de calma na hora da montagem, mas, tirando isso, tudo certo!

As receitas em si são super fáceis, porém devem ser feitas em etapas. Para sua maior comodidade, sugiro que antecipe algumas etapas como, por exemplo, os bolos. Faça eles no dia anterior à montagem. A massa continua tão úmida e deliciosa quando feita na hora. Pra mim, fica melhor ainda!


Bom, espero que vocês gostem da receita, pois ela agradou todos que a comeram!

Para o Bolo de Cenoura

Ingredientes

120g de cenoura crua

2 ovos

100g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo de milho

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma retangular (tamanho médio) com manteiga e polvilhe farinha. Descasque e pique as cenouras.


2 - No copo do liquidificador, junte os ovos, o óleo, a cenoura, o açúcar, o iogurte e bata até obter um creme bem lisinho.


3 - Vire a mistura numa tigela e adicione, peneirando, a farinha de trigo. Misture delicadamente. Acrescente o fermento, o bicarbonato e os incorpore à mistura.


4 - Despeje a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno, e deixe o bolo esfriar por completo antes de cortar os pedaços.


Para o Bolo de Leite em Pó

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de leite em pó

2 ovos

1/4 xícara (chá) de leite integral

100g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo de canola

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C, unte uma assadeira retangular de tamanho médio com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2 - Deposite no copo do liquidificador os ovos, o óleo, o iogurte, o leite, o açúcar e bata até formar um creme bem homogêneo.


3 - Vire a mistura numa tigela e então comece a peneirar os sólidos: trigo, leite em pó, fermento, bicarbonato e misture os apenas para incorporar. Deposite a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


4 - Espere esfriar por completo e, então, corte o bolo.


Para o Bolo de Chocolate

Ingredientes

2 ovos

100g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal

1/4 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de café em pó solúvel

1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento em pó

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180°C, unte uma assadeira retangular de tamanho médio com manteiga, salpique chocolate em pó e reserve.


2 - Numa outra tigela, junte os ovos, o óleo, o açúcar, a água, o pó de café e misture até formar um creme bem homogêneo. Adicione o iogurte e misture mais um pouco.


3 - Feito isso, peneire os sólidos: comece pela farinha de trigo, depois o chocolate em pó. Misture-os delicadamente. Adicione, então, o sal, o bicarbonato, o fermento e os incorpore à mistura.


4 - Despeje o conteúdo da massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o bolo passe pelo teste do palito.


5 - Quando o bolo estiver completamente assado, retire-o do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os pedaços.


Para a Ganache

Ingredientes

150g de chocolate em barra 60% cacau

1 colher (sopa) de mel

3 colheres (sopa) de creme de leite

60g de manteiga gelada cortada em cubos


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

Confeitos de Chocolate granulado


Modo de Preparo

1 - Corte o bolo em tiras do mesmo tamanho e espessura. Eu utilizei uma espátula de confeitar como guia, mas você pode utilizar o que tiver disponível em casa. Uma régua também dá certo. O importante é que todas as fatias sejam do mesmo tamanho para que o visual fique bem bacana.


2 - Com as fatias cortadas, separe uma de cada cor: deposite um pouco de ganache na lateral da fatia que irá encostar na fatia de bolo seguinte. Como o bolo tem três sabores, você só precisa fazer esse processo nas duas primeiras fatias. Seguindo o exemplo do meu bolo: comecei com a fatia de bolo de cenoura, seguida do bolo de leite em pó e do bolo de chocolate.


3 - Aperte bem as fatias para que fiquem unidas. Em seguida, despeje um pouco de ganache sobre as fatias para servir de cola e repita o mesmo processo feito anteriormente, porém inicie depositando o segundo bolo utilizado na camada anterior. Repita o procedimento quantas vezes achar necessário. Eu fiz um bolo de três camadas, mas a receita daria, tranquilamente, para fazer mais duas camadas.


4 - Ao final do processo, cubra o bolo com uma folha de papel vegetal e, sobre ele, deposite um objeto pesado (pode ser uma fôrma), apenas para compactar e deixe descansar por 30 minutos. Passado o tempo, com uma faca afiada, apare as pontas do bolo para que ele fique bem retinho.


5 - Coloque o bolo sobre uma grade e, embaixo, disponha uma assadeira. Aqueça o restante da ganache em banho maria até que fique novamente no ponto. Vire a mistura no topo do bolo e, com cuidado, espalhe de maneira que toda a superfície esteja devidamente coberta. A seguir, despeje a ganache nas laterais. Ao final do processo, salpique confeitos de chocolate na base de todo o bolo e deixe firmar por 30 minutos. Passado o tempo, disponha o bolo no refratário em que irá servir.


POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.