top of page
  • @vitorcorrea13

Macaron de Chocolate


Desde que voltei das férias estava com uma vontade enorme de me deliciar com esses doces tão característicos da culinária francesa. Porém o medo de errar me fez adiar, inúmeras vezes, o processo de confecção dos mesmos. Até que, por fim, tive coragem e tentei fazer. Pra minha surpresa, deu super certo! Deu tão certo que já fiz até outras receitas usando essa mesma base...

Massa leve e com uma crostinha de açúcar, miolo úmido e grudentinho, recheio com a textura perfeita. É um verdadeiro manjar dos Deuses essa sobremesa!

Obviamente que existem muitas técnicas para se fazer os meninos. Eu adaptei a receita de uma revista de culinária que eu trouxe da viagem. O mais legal é que o sabor ficou igual aos que comi nas melhores patisseries em Paris. Sério mesmo!


Bom, como eu sei que vocês não gostam de enrolação, bora aprender o passo a passo?

Para o Macaron

Ingredientes

30g de chocolate em pó 50% cacau

150g de farinha de amêndoas

100g de açúcar de confeiteiro

110g de clara de ovo

120g de açúcar refinado

Modo de Preparo

1 - Separe duas assadeira retangulares grandes, forre-as com papel manteiga e reserve. Na tigela do processador, junte o chocolate em pó, o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e processe por cinco minutos. Passado o tempo, peneire esses ingredientes numa tigela e reserve. Quanto mais fino estiver a farinha, mais lisinha a textura do macaron.


2 - Numa outra tigela, deposite as claras, o açúcar refinado e leve para aquecer em banho maria (sempre tomando cuidado para que o fundo da tigela não esteja em contato com a água) até que todo o açúcar tenha se dissolvido.


3 - Quando o açúcar da mistura das claras estiver diluído, deposite a mistura na tigela da batedeira e comece a bater em velocidade mínima. Aumente a velocidade gradativamente até atingir a velocidade máxima. Bata as claras até formar um merengue com ponto de bico firme e que fique bem brilhoso (em torno de 10 minutos).


4 - Quando o merengue estiver pronto, incorpore-o na tigela com os ingredientes secos. Misture bem os ingredientes, misture mais um pouco e deposite a massa num saco de confeitar. Em seguida, comece a modelar os macarons: faça pequenas bolinhas deixando um espaço entre elas. Ao final do processo, dê umas batidas na fôrma de maneira que os macarons se assentem sobre a assadeira e que as bolhas de ar possam sumir.


5 - Deixe os macarons descansarem por 30 minutos. Esse tempo é imprescindível para que o macaron forme aquela crostinha característica do doce, bem como o pezinho aerado. No meio do tempo ligue o forno para pré aquecer a 150°C.


6 - Passado o tempo, leve os macarons para assar por, aproximadamente, 15 minutos. Retire os macarons do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente. Quando estiverem frios, remova-os do papel e deposite-os sobre uma grade para terminar de secar por completo.


Para a Ganache

Ingredientes

100g de chocolate em gota 60% cacau

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de manteiga


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o mel e o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante. Deixe a ganache firmar um pouco, depois deposite-a num saco de confeitar.


3 - Para rechear, basta depositar uma quantidade no centro de um biscoito e depois cobri-lo com a outra metade. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page