• @vitorcorrea13

Bolo de Chocolate Intenso


Nada melhor que começar o dia com um delicioso bolo preparado com todo o amor do mundo! E essa belezura aqui, além de linda, ainda vem toda trabalhada na intensidade do cacau. Isso mesmo! Um bolo SUPER cacauzudo para dar energia logo no início da semana!

A receita é uma adaptação que eu fiz de outro bolo que eu já postei aqui. Acreditem: ficou ainda melhor! Acredito que seja pelo sabor mais acentuado do cacau, pois utilizei na porcentagem de 70%. Pra quem gosta de comer um bolinho, mas não dispensa os cuidados com a quantidade de açúcar, essa é uma excelente receita.

Outro ponto positivo dessa receita é que ela não é exageradamente grande. Então quem mora sozinho, ou com poucas pessoas, essa receita é uma mão na roda. Obviamente que se você não gostar da intensidade do chocolate com um teor maior de cacau, pode estar substituindo pelo cacau normal. Só não utilize achocolatado. Aliás, remova-o da sua lista de compras. Muito açúcar pra pouco nutriente.


Bom, espero que vocês testem e que se alegrem com essa receita. Aqui em casa fez o maior sucesso!

Ingredientes

2 ovos

3/4 xícara (chá) de leite integral em temperatura ambiente

1 limão tahiti (somente o suco)

1/2 xícara (chá) de óleo vegetal

1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 70% cacau

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de fermento em pó

70g de chocolate em gotas 54% cacau

Confeitos de chocolate

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180°C, unte uma assadeira retangular de 23cm de comprimento com manteiga, salpique chocolate em pó e reserve. Numa tigela, misture o leite com o suco de limão e deixe descansar até ficar talhado.


2 - Numa outra tigela, junte os ovos, o óleo, o açúcar e misture até formar um creme bem homogêneo. Adicione o leite talhado e misture mais um pouco.


3 - Feito isso, peneire os sólidos: comece pela farinha de trigo, depois o chocolate em pó. Misture-os delicadamente. Adicione, então, o sal, o bicarbonato, o fermento e os incorpore à mistura.


4 - Despeje o conteúdo da massa na fôrma e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe pelo teste do palito.


5 - Quando o bolo estiver completamente assado, retire-o do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar os pedaços.


6 - Com o bolo já devidamente frio, corte quadrados de 7cm de lado e os disponha sobre um tabuleiro para poder decorar.


7 - Num bowl, deposite o chocolate em gotas e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se necessário, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja completamente derretido e homogêneo.


8- Em seguida, separe um pedaço do bolo e, sobre ele, deposite uma colherada do chocolate derretido. Espalhe bem sobre a superfície do bolo e finalize a decoração depositando um pouco de chocolate granulado em duas laterais. Repita o procedimento com os demais pedaços. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.