• @vitorcorrea13

Bolo de Chocolate Festivo


Na última semana uma pessoinha super especial completou mais uma primavera. O pequeno Ricardinho, filho dos queridos vizinhos Marcela e Cleiton, comemorou seu segundo aniversário. Como o papai estava de plantão não pôde estar presente no dia. Para não deixar passar batido, eu, a mamãe e a vovó planejamos uma pequena comemoração de última hora. O resultado não poderia ter sido mais satisfatório. Todos ficamos muitos felizes, incluindo o Ricardinho.

Como eu publiquei as fotos da comemoração, muita gente pediu a receita do bolo. Como eu sou muito legal vou compartilhar a receita dessa maravilha aqui! O bolo fica extremamente macio, com a massa bem úmida e é doce na medida certa.

Esse aqui é o segundo bolo do Ricardinho. Atendi ao pedido da amiga que iria receber os sogros hoje. Fiz exatamente igual à receita anterior. Essa receita rende um bolinho de tamanho pequeno, mas que, tranquilamente, serve de seis a oito pessoas. 10 pessoas se forem comer uma fatia moderada.


Enfim, espero que gostem. O bolo é sucesso. O pedido de repetição é mais que uma prova disso. E aí, ficou com água na boca? Então faça e depois venha me contar o que achou... Bora lá?

Para o Bolo

Ingredientes

120g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

3/4 xícara (chá) de açúcar refinado

2 ovos

1/2 xícara (chá) de leite integral

Suco de 1 limão tahiti

3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Pre aqueça o forno a 180° C. Unte com manteiga duas fôrmas redondas de 15cm de diâmetro, forre com papel vegetal e reserve. Numa tigela, misture o leite com o suco de limão, mexa vigorosamente até engrossar e reserve.


2 - Numa tigela, peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, chocolate, fermento, bicarbonato e reserve.


3 - Junte a manteiga, o açúcar e bata na batedeira até obter um creme fofo. Adicione os ovos e misture mais um pouco.


4 - Adicione os ingredientes secos até obter uma massa bem homogênea. Junte a mistura de leite com limão e dê mais uma misturadela.


5 - Transfira a massa para as fôrmas e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos. O tempo de forno pode variar também. Cheiro de bolo é um sinal que está quase pronto, portanto fique atento. Para não ter dúvida, faça o teste do palito.


6 - Retire o bolo e desenforme de morno para frio. Deposite os bolos sobre uma grade para resfriar por inteiro.

Para o Recheio e Cobertura

Ingredientes

395g de leite condensado

1 colher (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

2 colheres (sopa) de creme de leite

50g de chocolate 60%

Confeitos de Amendoim cobertos com chocolate

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque o leite condensado, o chocolate o chocolate em pó, o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela. Nesta etapa, adicione o chocolate picado e mexa bem até que todo o chocolate esteja completamente derretido e integrado ao restante da massa.


2 - Retire do fogo, espere amornar, deposite o brigadeiro num saco de confeitar com o bico bonito. Se houver necessidade, leve para gelar até ficar mais fácil de trabalhar.


3 - Sobre uma grade, deposite a banda do bolo, confeite um pouco do brigadeiro e tampe com outra banda de bolo. Cubra o topo com mais uma camada de brigadeiro, decore com confeitos de amendoim cobertos com chocolate. Sirva a Seguir.

***ATENÇÃO: BOLO A BASE DE MANTEIGA NÃO DEVE SER LEVADO À GELADEIRA ANTES DE SERVIR.

POSTS RECENTES