top of page
  • @vitorcorrea13

Bolinho de Chocolate Triplo


E dá uma olhada na delícia que resolveu dar pinta por aqui: Um maravilhoso bolinho de chocolate triplo para amante de doce não botar defeito! Tá pensando o quê? Aqui a gente não brinca em serviço! hahaha

Bolo super úmido, recheio pra lá de cremoso e repleto de sabor. A cobertura de ganache contrasta com os pedaços de chocolate que cobrem a lateral e ainda tem um toque docinho do chocolate branco que não está ali apenas para decorar. Ele tem um papel fundamental nesta preparação... E quer saber qual é? ... Testa a receita que você vai entender qual é!

Bom, e como eu sei que vocês não gostam de perder tempo lendo, bora aprender a preparar essa delícia suprema? Quero ver essa receita em muitas mesas por esse Brasilzão afora! Bora testar?

Para o Bolo

Ingredientes

3 ovos em temperatura ambiente

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 xícara (chá) de açúcar demerara

3/4 xícara (chá) de óleo de girassol

170g de iogurte natural

1/2 xícara (chá) de água quente

1 colher (sopa) de café solúvel

1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma retangular (tamanho grande) com manteiga e polvilhe polvilhe chocolate em pó e reserve. Leve a água para aquecer no micro ondas por 1 minutos. Feito isso, dilua o café na água e reserve.


2 - Numa tigela, junte os ovos, o óleo, os açúcares, o iogurte, o café, e bata até obter um creme bem lisinho.


3 - Adicione na tigela do creme, peneirando, a farinha de trigo e o chocolate em pó. Misture delicadamente. Acrescente o fermento, o bicarbonato e os incorpore à mistura.


4 - Despeje a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno, e deixe o bolo esfriar por completo antes de cortar os pedaços.

***Se preferir, asse em forminhas individuais. As de pão de mel são um tamanho bem interessante.


Para o Brigadeiro

Ingredientes

395g de leite condensado

2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

2 colheres (sopa) de creme de leite com alto teor de gordura

40g de chocolate em gotas 54% cacau


Modo de Preparo

1 - Junte o leite condensado, o chocolate em pó, o creme de leite numa panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro de enrolar). Nesta etapa, adicione o chocolate em gotas e mexa até que esteja completamente derretido e incorporado ao restante da massa.


2 - Depois, desligue o fogo, espere amornar e deposite o brigadeiro num saco de confeitar para facilitar a deposição na hora de rechear os bolinhos.


Para a Ganache

Ingredientes

300g de chocolate em gotas 54% cacau (ou com teor de cacau acima de 40%)

150g de creme de leite

50g de manteiga sem sal bem gelada


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite o chocolate, o creme de leite. Feito isso, coloque três dedos de água numa panela, encaixe a tigela sobre a mesma e leve ao fogo baixo para derreter em banho maria. Lembre-se de que a água não deve encostar no fundo da tigela. Chocolates são temperamentais e este é um tipo de cuidado extra que se deve tomar com o menino.


2 - Assim que todo o chocolate estiver completamente derretido e incorporado ao creme de leite, retire a tigela da fonte de calor e acrescente a manteiga bem gelada e cortada em pequenos cubinhos. Mexa bem até que nenhum pedaço de manteiga esteja visível e o creme esteja liso e brilhante.


Para a Montagem

Ingredientes

300g de chocolate de boa procedência picado grosseiramente

50g de chocolate branco de qualidade

30g de pistache triturado


Modo de Preparo

1 - Com o bolo devidamente frio, corte-o e, em seguida, divida cada bolinho ao meio para poder recheá-lo.


***Caso você não possua cortadores redondos, sugiro utilizar pires de xícara de café, ou forminha de empadinha para servir de guia. Ou faça um gabarito em papel. Outra opção é fazer os bolinhos em formato quadrado. Ficam igualmente lindos.


2 - Sobre uma grade, deposite a banda do bolinho, coloque o brigadeiro e tampe com a respectiva parte de cima. Repita o procedimento com todos os bolos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem respectivamente recheados, separe dois pratos: no centro de um deles deposite um copo que seja menor que o diâmetro do bolinho. Em seguida, coloque o bolinho em cima desse copo e vire uma generosa porção do ganache. Espalhe bem no topo do bolo de maneira que escorra pelas laterais. Com uma espátula, remova o excesso de ganache e certifique-se de que todo o bolinho esteja completamente coberto. Então, leve o conjunto copo/bolinho para o outro prato e, com cuidado, deposite o chocolate picado grosseiramente apenas na lateral de maneira que ele fique com toda a circunferência coberta pelas lascas. Feito isso, coloque o bolinho sobre uma grade para firmar. Repita o procedimento com os demais.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem devidamente cobertos, pique o chocolate branco, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido. Deposite o chocolate derretido num saco de confeitar, faça um pequeno furinho e faça movimentos aleatórios no topo de cada um dos bolinhos. Finalize a decoração polvilhando pistache triturado. Sirva a seguir.




POSTS RECENTES
bottom of page