• @vitorcorrea13

Torta de Carne Seca


E o louco das tortas resolveu atacar novamente! É sério, amigos! Só quem faz essas lindezas sabe o quanto se tornam um vício. Primeiro por conta da deliciosidade e da infinidade de sabores que é possível rechear essas maravilhas. Segundo porque é, realmente, terapêutico. E é super compensador levar algo lindo para a mesa. Os elogios serão inevitáveis... Pode confiar!

E a delícia da vez vem toda trabalhada nas tramas e no sabor da carne seca (ou seria carne de sol? Me ajudem aí, pessoas entendidas!). Bom, a única coisa que eu posso afirmar com certeza absoluta é que essa delícia aqui não vai passar despercebida! O toque de sabor fica por conta da combinação da carne com as azeitonas. Elas dão o tom à receita!

E como a gente não gosta de perder tempo, bora ver como é fácil preparar essa deliciosidade aqui? Pra quem tiver dúvidas de como fazer o trançado, basta ir até o meu Canal do Youtube que tem uma receita de torta de frango que eu fiz lá. A técnica de trançado, independente do trabalho apresentado, é a mesma. Se seguirem aqueles passos o sucesso é garantido! Bora lá? Grande beijo!

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 120 g de manteiga gelada em cubos 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Para o Recheio

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) azeite

1/2 cebola picada

400g de carne seca desfiada e dessalgada

2 dentes de alho

1 tomate sem sementes picado

1 xícara (chá) de azeitonas verdes fatiadas

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara (chá) de leite integral

1/2 xícara (chá) de salsinha bem picadinha

1 colher (chá) de cominho

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. 2 - Junte o alho e misture bem por 1 minuto. Acrescente a carne, junte o cominho, misture bem e deixe refogar por 5 minutos. Adicione, o tomate e deixe cozinhar por 2 minutos. Acrescente as azeitonas e mexa mais um pouco. 3 - Em seguida, junte o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha e misture os ingredientes. Deixe amornar antes de rechear a massa.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda com fundo removível de 25 cm de diâmetro.
2. Separe um pedaço da massa, polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo maior que o diâmetro da fôrma. Feito isso, transfira a massa para a assadeira e, com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 3. Preencha o fundo da torta com todo o recheio - espalhe e nivele com uma colher e, com a faca corte o excesso de massa da lateral da fôrma. 4. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada, abra o restante da massa corte tiras de 1 cm de espessura - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. 5. Faça a treliça sobre a torta: disponha as tiras num único sentido, uma ao lado da outra, até cobrir toda a torta. Feito isso, levante, intercalando, as tiras, três a três (comece pelas centrais) até a metade da torta, e acrescente três tiras no sentido contrário (as novas tiras devem ficar perpendiculares). Abaixe as tiras que estavam levantadas e repita o procedimento, porém levante, agora, as tiras que estavam em posição e, assim, comece a tecer a trama. 6. Com o topo da torta completamente coberto e trançado, corte o excesso e pressione a ponta das tiras na lateral. 7. Numa tigela, bata o ovo e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES