top of page
  • @vitorcorrea13

Torta Cremosa de Camarão


Eu sei bem que tem uma galera que me acompanha e que também curte essas tortas decoradas. São tortas que fazem lindo em todos os sentidos: tanto no sabor quanto no paladar. Essa daqui em questão é uma torta que vem toda trabalhada no sabor do mais suculento e cremoso camarão. Sem falar que essa treliça da linda de doer, não é mesmo?

Eu tinha parado um pouco de fazer essas tortas, mas, depois que aceitei algumas encomendas, voltei a tomar gosto pelas meninas. E, modéstia a parte, meus bibelozinhos estão ficando melhores a cada nova receita que eu faço. Acho que é porque já tô super enturmado com a massa... hahaha E essa é uma baita dica: repetição!

O sabor dessa maravilha dispensa comentários e super contrasta com o crocante da massa quando assada na temperatura e no tempo certo. Então, não marque bobeira e corra agora pra cozinha para preparar essa delícia aqui e arrancar sorrisos frouxos dos amigos e dos familiares... Bora fazer?

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 120 g de manteiga gelada em cubos 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Para o Recheio

Ingredientes

1 cebola picada

500g de camarões descascados

2 dentes de alho

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de manteiga

1 tomate sem sementes picado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite integral

200g de requeijão tipo catupiry

3 talos de salsinha bem picadinha

Sal e Pimenta do Reino a gosto

Modo de Preparo

1 - Leve uma panela média ao fogo médio alto. Quando aquecer regue com o azeite, junte a manteiga, a cebola, tempere com sal e pimenta e deixe dourar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre. 2 - Junte o alho e misture bem por 1 minuto. Acrescente os camarões, misture bem e deixe refogar por 5 minutos até que fiquem rosadinhos. Adicione, o tomate e deixe cozinhar por 2 minutos. 3 - Em seguida, junte o trigo, mexa vigorosamente e acrescente o leite de uma só vez. Misture até que o leite esteja completamente incorporado ao recheio tornando-o cremoso. Desligue o fogo, acerte o sal, tempere com pimenta, junte a salsinha, o catupiry e misture os ingredientes. Deixe amornar antes de rechear a massa.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma fôrma redonda e canelada com fundo removível de 25 cm de diâmetro.
2. Separe um pedaço da massa, polvilhe a bancada com farinha de trigo e, com um rolo de macarrão, abra uma das metades num círculo maior que o diâmetro da fôrma. Feito isso, transfira a massa para a assadeira e, com as mãos, ajeite e pressione delicadamente para forrar o fundo e lateral da fôrma. 3. Preencha o fundo da torta com todo o recheio - espalhe e nivele com uma colher e, com a faca corte o excesso de massa da lateral da fôrma. 4. Polvilhe mais um pouco de farinha sobre a bancada, abra o restante da massa corte tiras de 4 cm de espessura e tiras de 2 cm - as tiras devem ser longas o suficiente para cobrir a torta. 5. Faça a treliça sobre a torta: disponha as tiras de 4cm e de 2cm, uma ao lado da outra, intercalando as espessuras até cobrir toda a torta. Feito isso, levante, intercalando, as tiras, duas a duas (uma fina e uma mais espessa) até a metade da torta, e acrescente uma das tiras de 4cm e outra de 2cm no sentido contrário (as novas tiras devem ficar perpendiculares); abaixe as tiras que estavam levantadas e repita o procedimento, porém levante, agora, as tiras que estavam em posição e, assim, comece a tecer a trama. 6. Com o topo da torta completamente coberto e trançado, corte o excesso e pressione a ponta das tiras na lateral. 7. Numa tigela, bata o ovo e pincele sobre toda a massa. Leve a torta ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos até ficar bem dourada. Retire do forno e deixe amornar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page