Pé de Moça
É doce Junino que você quer?! Então é doce Junino que você vai ter!!! hahaha Não por nada, mas eu como esse doce aqui o ano inteiro e já fiquei sabendo que tem uma galerinha que também curte comer essa maravilha cremosuda aqui. Pé de Moça ou mais um pé de donzela que de tão macio e cremoso chega a derreter na boca! Quer saber? Só provando pra se apaixonar por essa deliciosidade!
Durante toda a minha Graduação, na Cidade de Tubarão, Sul de Santa Catarina, todos os dias eu almoçava num restaurante próximo de casa por ser mais viável que fazer só pra mim. E foi naquele restaurante que eu comi um dos Pés de Moça mais maravilhosos da vida! A cozinheira do restaurante sabia da minha paixão por amendoim (uma vez ganhei 1Kg de paçoca de presente de aniversário de uma amiga, só pra terem noção) e fez questão de me levar um potinho repleto dessas delícias. Até hoje sonho e babo com as lembranças daquele pote espetaculoso de bom.
Bom, o segredinho dessa receita fica por conta da glucose. É ela quem garante a textura cremosa no interior desse doce. Algumas vezes tentei substituir a glucose por outros ingredientes, mas nenhum chegou nem perto da textura original do doce, então ela é indispensável, ok? Em algumas casas de confeitaria eles vendem pequenas porções de glucose.
E se vocês forem tão apaixonados por amendoim quanto eu sou, por favor, testem essa maravilha aqui, pois vale a pena cada caloria, cada minuto de dedicação durante o preparo da receita e cada suspiro dado durante cada mordida... Bora lá?
Ingredientes
300g de amendoim cru sem casca
1 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de açúcar demerara
1/4 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de glucose
30g de manteiga sem sal
395g de leite condensado
Açúcar refinado (o quanto baste) para polvilhar os doces
Modo de Preparo
1 - Separe uma assadeira retangular, unte com manteiga, forre o fundo e as laterais com papel vegetal, unte novamente com manteiga e reserve.
2 - Numa panela, deposite o amendoim, a água, os açúcares, a manteiga, a glucose, o chocolate em pó e leve ao fogo alto, mexendo sempre até que os açúcares tenham derretido e formado um caramelo (esse tempo pode variar, de acordo com a chama do fogão, entre 10 a 15 minutos).
3 - Nesta etapa, retire a panela do fogo temporariamente, junte o leite condensado, misture bem e retorne a mistura ao fogo, porém agora baixo. Mexa sempre até soltar do fundo da panela (no famoso ponto de brigadeiro).
4 - Feito isso, vire a massa sobre o papel vegetal, espalhe todo o conteúdo de maneira que fique uniforme.
5 - Quando estiverem de morno para frio e levemente endurecido, retire o doce da fôrma, remova o papel vegetal com cuidado, deposite o doce sobre uma tábua polvilhada com açúcar e corte, com auxílio de uma faca afiada, pequenos retângulos. Em seguida, envolva cada um dos pedaços em açúcar e sirva a seguir.