top of page
  • @vitorcorrea13

Mini Naked Pão de Mel


Sem mentiras, e modéstias, acredito que este tenha sido um dos bolinhos mais fofos, e deliciosos, que eu fiz nos últimos tempos! Admito que fiquei com um dó de comê-los, mas, depois que coloquei na boca, acabei me arrependendo por ter demorado tanto! Bolinho Pão de Mel para adoçar a vida e para trazer as abelhinhas para alegrar o nosso dia...

Bolinho com massa úmida, extremamente aromática, que contrasta e completa o gosto do doce de leite e com a delicadeza do chocolate. Bolo delicioso igual a esse, dificilmente, você encontrará igual.

Sem contar que eu ainda me arrisquei a reproduzir essas abelhinhas com massinha de modelar. Elas ficaram tipo abstratas, mas dá pra perceber pelas cores do que se trata, não é mesmo? Peço desculpas pela minha falta de tato na hora de tentar moldar, mas foi o que eu consegui...

Bom, e pra quem quiser preparar uma festa de aniversário temática, essa é a minha dica de lembrancinha. Mas nada impede vocês de fazerem essa receita quando bem entenderem, pois vale muito a pena! Espero que gostem... Bora lá?

Para o Bolo

Ingredientes

200mL de leite integral

Suco de 1 limão

1 colher (chá) de canela em pó

1 pitada generosa de cravo em pó

1 pitada generosa de noz moscada

5 colheres (sopa) de mel

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo de girassol

3 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Modo de Preparo

1 - Ligue o forno para pré aquecer a 180° C, unte uma fôrma retangular de 30cm de comprimento, polvilhe chocolate em pó e reserve.


2 - Numa tigela, junte o leite, o limão, misture bem, espere talhar e reserve. Numa tigela, junte os ovos, o óleo, os açúcares, a canela, o cravo, a noz moscada, o mel e bata até formar um creme liso.


3 - Feito isso, comece a adicionar os ingredientes secos: Peneire a farinha de trigo, o chocolate em pó, o bicarbonato, o fermento e mexa delicadamente até que todos os ingredientes tenham sido incorporados à mistura. Adicione o leite talhado e misture bem.


4 - Em seguida, disponha a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito.


5 - Quando estiver completamente assado, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar para a montagem.

*** Uma dica importante é não preencher a fôrma até mais que a metade da altura. Depois de assado, o bolo pode ser cortado em quadradinhos, ficam igualmente lindos.


Para o Recheio

Ingredientes

395g de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite fresco (ou nata)


Modo de Preparo

1 - Remova o rótulo do leite condensado, deposite a lata numa panela de pressão, cubra com água e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, conte 40 minutos e, então desligue o fogo. Quando o vapor tiver saído por completo, retire a lata de dentro da panela, porém espere esfriar por completo antes de abrir (melhor aguardar umas duas horas).


2 - Após o período de descanso, junte o conteúdo da lata numa panela com o creme de leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Retire do fogo e espere amornar. Deposite o doce de leite num saco de confeitar para facilitar a deposição.


Para a Montagem

Ingredientes

395g de doce de leite feito em casa

300g de chocolate amargo


Modo de Preparo

1 - Com os bolinhos devidamente frios, retire-os da forma e, em seguida, corte no formato que deseja apresentar. Feito isso, corte cada um dos bolinhos ao meio para poder recheá-los.


***Caso você não possua cortadores redondos, sugiro utilizar pires de xícara de café, ou forminha de empadinha para servir de guia. Ou faça um gabarito em papel. Outra opção, conforme falei acima, é fazer os bolinhos em formato quadrado. Ficam igualmente lindos.


2 - Sobre uma grade, deposite a banda do bolinho, coloque o doce de leite e tampe com a respectiva parte de cima. Repita o procedimento com todos os bolos.


3 - Quando todos os bolinhos estiverem respectivamente recheados, pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve para derreter no micro ondas por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido.


4 - Com cuidado, deposite uma porção de chocolate derretido em cima de cada bolinho e espalhe bem de maneira que toda a superfície esteja coberta. Em seguida, com as costas da colher, dê leves batidinhas no chocolate de maneira que puxem biquinhos conforme as imagens acima. Espere o chocolate tomar presa. Repita o procedimento com os demais bolinhos. Finalize a decoração com flores e abelhinhas. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page