top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Chocolate com Creme de Avelã


É como eu sempre digo: se tem chocolate na receita a gente até olha com outros olhos... E neste pedaço de mau caminho aqui, não é diferente. Mas se engana quem pensa que o chocolate é a única estrela dessa preparação. Ela tem muito mais a oferecer, acredite!

Além do chocolate de qualidade que vai na massa desse incrível pãozinho recheado, esta receita ainda leva uma porção de creme de avelã e, por cima, vem abraçada com uma fina camada do melhor chocolate da vida! É pão de chocolate recheado com creme de avelã para amante de doce nenhum botar defeito!

A receitinha que segue abaixo está bem detalhada e não tem grandes mistérios. Espero que façam o quanto antes para entenderem quando eu digo que é DELICIOSO!

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo peneirada

1/2 xícara (chá) de chocolate em pó 50% cacau

50g de açúcar refinado

5g de sal

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

3 ovos

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

100g de creme de avelã

1 ovo

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo

1 - Na tigela da batedeira, deposite os ovos, o açúcar, o sal, a farinha de trigo peneirada, o chocolate em pó, o fermento biológico. Misture em velocidade baixa, com auxílio de um gancho para pães, todos esses ingredientes por 5 minutos.

2 - Quando a massa estiver bem homogênea, aumente a velocidade da batedeira para médio e junte a manteiga aos poucos. Eu pico a manteiga e deposito em cubos. Só acrescento mais quando toda a manteiga já depositada estiver incorporada à massa.


3 - Assim que toda a manteiga for incorporada, mantenha a velocidade média da batedeira e deixe que ela trabalhe por 15 minutos ou até que a massa fique completamente lisa e brilhante. Quando atingir esta etapa, desligue a batedeira, deposite a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para dobrar de volume.


4 - Após o período de descanso, retire a tigela da geladeira e, com as mãos, dê leves socos para remover as bolhas de ar que se formaram. Tampe novamente com a toalha limpa e retorne à geladeira para retornar a crescer. Deixe descansar por 1 hora.


5 - Após o período, ligue o forno para pré aquecer a 190°C, separe assadeiras e reserve. Faça uma pequena bolinha com as mãos, abra, deposite no centro uma porção de creme de avelã, feche a bolinha e a deposite, espaçadamente, nas assadeiras. Quando todas as bolinhas estiverem devidamente acomodadas nas assadeiras, num bowl, quebre o ovo, junte o leite e misture. em seguida, pincele a mistura em cima de cada pãozinho e deixe crescer por 30 minutos.


6 - Ao final do crescimento, leve os pãezinhos para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem completamente douradinhos. Em seguida, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para esfriar por completo.


Para a Montagem

Ingredientes

150g de chocolate meio amargo de boa procedência


Modo de Preparo

1 - Pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate esteja devidamente derretido.


2 - Feito isso, pegue um pãozinho e, com cuidado, mergulhe a borda do mesmo no chocolate e vá girando de maneira que toda a circunferência seja banhada pelo chocolate conforme as imagens acima. Em seguida, deposite o pãozinho sobre uma assadeira forrada com papel manteiga até que o chocolate fique firme novamente. Repita o procedimento com os demais pães.


3 - Quando todos os pães estiverem prontos, sirva!

POSTS RECENTES
bottom of page