top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Calabresa


E a receita de pãozinho de hoje vem toda trabalhada no sabor, no perfume e na textura da linguiça calabresa. Massinha leve, amanteigada e com esse toque especial que dá o tom à receita. E sabe o que é melhor? É muito mais gostoso que o comprado em padaria. Vai por mim!

A base desta receita é a mesma do pão brioche que eu já postei aqui. Aliás, variando alguns ingredientes é possível fazer uma receita a nova a partir daquela base. Por isso eu super recomendo.

Este é um pão que dispensa apresentações. O sabor fica incrível, a textura nem se fala. E o que falar do cheirinho que toma conta da casa? Só fazendo pra entender o que eu tô falando. Mas é aquele negócio. Não adianta só ver a receita, salvar ou anotar no caderninho. Tem que testar. Testar de verdade, entendeu?


Bom, espero que gostem!

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo peneirada

50g de açúcar refinado

5g de sal

30g de fermento biológico fresco (2 tabletes)

3 ovos

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

120g de linguiça calabresa mista triturada (duas unidades)

1 ovo

1 colher (sopa) de leite

Modo de Preparo

1 - No processador de alimentos, bata as linguiças até ficarem em pequenos pedaços e reserve. Na tigela da batedeira, deposite os ovos, o açúcar, o sal, a farinha de trigo peneirada, o fermento biológico. Misture em velocidade baixa, com auxílio de um gancho para pães, todos esses ingredientes por 5 minutos.

2 - Quando a massa estiver bem homogênea, aumente a velocidade da batedeira para médio e junte a manteiga aos poucos. Eu pico a manteiga e deposito em cubos. Só acrescento mais quando toda a manteiga já depositada estiver incorporada à massa.


3 - Assim que toda a manteiga for incorporada, mantenha a velocidade média da batedeira e deixe que ela trabalhe por 15 minutos ou até que a massa fique completamente lisa e brilhante. Quando atingir esta etapa, desligue a batedeira, deposite a massa numa tigela, cubra com um pano limpo e leve à geladeira por, no mínimo, 2 horas para dobrar de volume.


4 - Após o período de descanso, retire a tigela da geladeira e, com as mãos, dê leves socos para remover as bolhas de ar que se formaram. Tampe novamente com a toalha limpa e retorne à geladeira para retornar a crescer. Deixe descansar por 1 hora.


5 - Após o período, ligue o forno para pré aquecer a 190°C, separe assadeiras e reserve. Junte as linguiças trituradas, misture bem, faça pequenas bolinhas com as mãos e as deposite, espaçadamente, nas assadeiras. Quando todas as bolinhas estiverem devidamente acomodadas nas assadeiras, num bowl, quebre o ovo, junte o leite e misture. em seguida, pincele a mistura em cima de cada pãozinho e deixe crescer por 30 minutos.


6 - Ao final do crescimento, leve os pãezinhos para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem completamente douradinhos. Em seguida, retire-os do forno e os coloque sobre uma grade para esfriar por completo. Siga em seguida acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page