• @vitorcorrea13

Bolo Fofo de Cenoura


Existem mil versões de bolo de cenoura. Alguns são mais doces, outros menos. Mas o que a gente não pode negar é que esse bolo tem a cor mais linda de todas. E quando vem acompanhado de uma cobertura de chocolate, então... Aí é pra fazer o coração bater mais forte. E é bem disso que eu trato nessa receitinha super deliciosa aqui!

A imagem acima fala por si. É possível ver o quão tenra e macia fica essa massa. Um dos segredos para o sucesso dessa receita é a quantidade, em gramas, da cenoura. Tem gente que coloca a mais, tem gente que coloca a menos. Por isso é importante o uso de uma balança na hora de realizar a receita.

Obviamente que para ficar mais, esteticamente, bonito eu preferi cortar quadradinhos e os cobri individualmente. Porém nada impede você de colocar a cobertura numa única vez e depois cortar o bolo. Questão de gosto, apenas.

Bom, não quero me estender muito, então, vamos ao que interessa?

Ingredientes

260g de cenoura crua

3 ovos

170g de iogurte natural

3/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 xícara (chá) de açúcar refinado

1 xícara (chá) de açúcar demerara

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180°C. Unte uma fôrma retangular (tamanho grande) com manteiga e polvilhe farinha. Descasque e pique as cenouras.


2 - No copo do liquidificador, junte os ovos, o óleo, a cenoura, os açúcares, o iogurte e bata até obter um creme bem lisinho.


3 - Vire a mistura numa tigela e adicione, peneirando, a farinha de trigo. Misture delicadamente. Acrescente o fermento, o bicarbonato e os incorpore à mistura.


4 - Despeje a massa na assadeira e leve para assar por, aproximadamente, 35 minutos ou até que a massa passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno, e deixe o bolo esfriar por completo antes de cortar os pedaços


Para a Cobertura

Ingredientes

100g de chocolate meio amargo de boa qualidade

Confeitos de Chocolate tipo granulado


Modo de Preparo

1 - Pique o chocolate, deposite-o num bowl e leve ao micro ondas para derreter por 30 segundos. Se houver necessidade, repita o procedimento até que todo o chocolate tenha derretido por completo.


2 - Quando o bolo estiver frio, corte quadradinhos do tamanho que desejar (menores ficam mais fofos, na minha opinião). Em seguida, vire um pouco de chocolate derretido no topo do bolinho e, com cuidado, espalhe de maneira que toda a superfície fique completamente coberta. Salpique os confeitos de chocolate numa das laterais e repita o procedimento com os demais bolinhos. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES