top of page
  • @vitorcorrea13

Pão Doce Recheado


E quem foi que disse que não ia ter receitinha deliciosa hoje? E a deliciosidade da vez são esses deliciosos pães doces recheados com doce de leite! Uma excelente opção pro café da tarde do final de semana...

Pãozinho de massa macia que braça um recheio super cremoso de doce de leite e, como se não bastasse, ainda vem com uma cobertura crocante. Quem mais o quê? Aqui, como eu sempre falo, a gente não brinca em serviço! hahaha

E se você também gosta de pães recheados, essa é uma receitinha que deve fazer parte do caderninho. Depois que fizer a primeira vez, tenho certeza de que será figurinha carimbada na sua casa... Bora ver como é fácil? Façam e depois me contem o que acharam...

Para a Massa

Ingredientes

450g de farinha de trigo

7 colheres (sopa) de açúcar refinado

1/4 xícara (chá) de óleo de milho

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

10g de fermento biológico seco

1/2 xícara (chá) de leite morno

1 ovo

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos). Numa outra tigela, junte a farinha de trigo, o restante do açúcar, misture bem, abra um furo no meio da farinha e reserve.


2 - Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite o óleo, o ovo, o fermento, o extrato de baunilha e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por alguns minutos.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 1 hora ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara. Mas você pode cobrir a tigela com um pano limpo e colocar ao sol.


Para a Montagem e Cobertura

Ingredientes

1 ovo batido

100g de doce de leite de qualidade

Açúcar demerara o quanto baste para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Separe algumas assadeiras e reserve. Após o tempo de descanso da massa, pegue um pedaço da massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue, trabalhe um pouco a massa, faça uma bolinha, abra a massa, deposite uma colherada do doce de leite no centro, feche a bolinha e disponha a massa na assadeira com as bordas viradas para baixo. Repita o procedimento com o restante da massa.


2 - Quando todos os pães estiverem dispostos na assadeira, deixe descansarem por 40 minutos. Na metade do tempo, pré aqueça o forno a 180° C. Antes de assar, pincele o ovo batido em toda a superfície da massa, salpique o açúcar demerara e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos ou até que estejam completamente douradinhos.


4 - Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Sirva a seguir acompanhado de uma boa xícara de café.

POSTS RECENTES
bottom of page