top of page
  • @vitorcorrea13

Ouriço de Coco Queimado


Se beijinho puro já é gostoso, imagina com uma cobertura de açúcar cristalizado e com um roupão de coco queimado... É tiro no alvo, meu povo! O ouriço de coco é um desses doces que faz bonito em todos os sentidos: tanto na decoração como no gosto do público... E é por este motivo que eu resolvi compartilhar com vocês essa receita pra lá de deliciosa.

Apesar de ser um doce extremamente simples, o requinte fica por conta dos contrastes de texturas existentes neste prato. A crosta de açúcar crocante super combina com o recheio ultra cremoso de brigadeiro de coco. Se você quiser fazer bonito nas mesas de festas, que tal servi-los numa taça e aos montes? Fica super charmoso e eu tenho certeza de que o pessoal vai amar a forma descontraída da apresentação.


Como eu não sou muito de fazer rodeios, vamos ao que interessa? A receita com todos os toques está bem detalhadinha aqui embaixo. Se você fizer, garanto que não irá se arrepender, pois fica, apenas, maravilhoso!


Bom, espero que gostem e que façam essa deliciosidade para dividir com a galera. Grande beijo.

Para o Brigadeiro

Ingredientes

395g de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

3 colheres (sopa) de coco ralado fino

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque o leite condensado, a manteiga, o coco ralado e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela e atinja ponto de brigadeiro.


2 - Quando atingir o ponto, coloque o brigadeiro num prato, cubra imediatamente com plástico filme e leve para resfriar na geladeira até firmar o suficiente para que você consiga enrolar.


3 - Após o tempo de resfriamento, unte as mãos com manteiga sem sal, faça pequenas bolinhas e as disponha sobre uma assadeira coberta por papel manteiga. Assim que todos os doces estiverem enrolados, retorne-os à geladeira. Inicie o caramelo.


Para o Caramelo e Cobertura

Ingredientes

1 xícara (chá) de açúcar demerara

1/2 xícara (chá) de água

2 colheres (sopa) de vinagre branco

Coco queimado ralado para enrolar (o quanto baste)


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo baixo. Deposite o açúcar, a água e mexa, de vez em quando, até que todo o açúcar tenha derretido por completo e tenha atingido a cor âmbar (cuidado para não deixar escurecer muito).


2 - Nesta etapa, retire, momentaneamente, a panela do fogo, adicione o vinagre e mexa vigorosamente. Retorne a panela ao fogo e mexa sempre até que a calda obtenha ponto de vidro. Se você não souber o ponto, basta colocar um pouco da calda dentro de um copo com água gelada. Se a calda ficar durinha e com aspecto de vidro já pode retirar do fogo.


3 - Quando a calda estiver no ponto, retire os doces da geladeira. Para facilitar o manuseio, espete um palito no docinho e, em seguida, mergulhe-o na calda de maneira que toda a superfície esteja coberta pela calda. Como o doce vai estar gelado, a calda vai começar a endurecer quase que instantaneamente, então, não se demore! Já mergulhe o doce no coco queimado ralado e, feito isso, deposite-o novamente sobre o papel manteiga para terminar de endurecer.


4 - Repita o procedimento com o restante dos doces. Se houver necessidade, leve a calda ao fogo novamente para amolecer. Quando os doces estiverem firmes, deposite-os em forminhas e sirva a seguir ou leve à geladeira para manter o doce ainda mais gostoso.

POSTS RECENTES
bottom of page