top of page
  • @vitorcorrea13

Nozinho Assado


Olha outra dica de lanche para preparar em casa: nozinho assado com cobertura de leite condensado e coco! É sério, fica incrível e você vai se apaixonar!

Massa fofinha, cobertura docinha e a certeza de muitos elogios. Esse doce é uma das lembranças mais vivas da minha infância. Meu falecido pai trabalhava no escritório da CSN no Bairro Pio Correia, em Criciúma. Lá, havia uma padaria muito famosa que fazia esses incríveis pãezinhos... Nem sempre o meu pai conseguia passar a tempo de pegar a fornada deles, mas, quando conseguia, era motivo de festa em casa. Pelo menos pra mim porque eu me esbaldava de tanto comer!

Como toda massa que leva fermento biológico, além de uma boa sova, é preciso de descanso. E esse é o segredo para que a massa fique bem fofinha. Um descanso depois da sova, outro descanso depois da montagem e antes de assar.


Eu nunca entendia porque a minha mãe fazia todo esse processo, mas, ao testar várias receitas, aprendi, observando, que: quando você assa sem deixar que a massa descanse ela vai rachar. Inevitavelmente.

E como a cozinha é feita de erros e acertos, estou compartilhando com vocês esse que, pra mim, foi um dos meus grandes acertos. Espero que gostem, que façam e que compartilhem com os amigos.


Até o próximo post e um grande beijo em todos!

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo

2 ovos

6 colheres (sopa) de açúcar refinado

10g de fermento biológico seco

1 xícara (chá) de leite integral morno

50g de manteiga derretida

Pitada de sal

Farinha de trigo o quanto baste para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal, misture, abra um furo no meio da farinha e reserve. Numa outra tigela, coloque o fermento, junte uma colher (sopa) do açúcar, o leite morno, misture bem, cubra com plástico filme e deixe descansar até espumar e dobrar de volume (em torno de 20 minutos).


2 - Numa outra tigelinha, bata os ovos com o açúcar restante. Após o período de descanso do fermento, junte os demais ingredientes na tigela da farinha: deposite a mistura de ovos, a manteiga derretida, o fermento e com a ponta dos dedos comece a incorporar todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Sove a massa por 10 minutos minutos.

***Se você tiver uma batedeira com gancho, deixe que ela trabalhe por você durante a sova.


3 - Faça uma bola com a massa, deposite-a numa tigela, cubra com plástico filme e deixe descansar por 30 minutos ou até que a massa cresça o suficiente.

***Como eu moro no Sul, o tempo as vezes não colabora para o crescimento da massa. O que eu faço? Eu levo uma xícara com água ao micro ondas e deixo aquecer por 40 segundos. Depois eu coloco a tigela que a massa está descansando em cima da xícara.


Para a Montagem

Ingredientes

200g de leite condensado

3 colheres (sopa) de água

300g de coco ralado fino


Modo de Preparo

1 - Separe algumas fôrmas retangulares e reserve. Após o tempo de descanso da massa, separe uma pequena porção da massa e, sobre uma bancada limpa e enfarinhada, enrole a massa como se estivesse fazendo um cordão de 15cm de comprimento. Quando a massa chegar no tamanho desejado, amarre como se estivesse fazendo um nó de cadarço e, em seguida, deposite o nozinho na assadeira.


2 - Repita o procedimento com o restante da massa e disponha os nozinhos na assadeira deixando um espaço entre eles. Deixe descansarem por 30 minutos. Na metade do tempo, ligue o forno para pré aquecer a 180° C.


3 - Em seguida, leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que fiquem douradinhos. O tempo pode variar de acordo com o forno, portanto fique por perto, ok? Quando assados, disponha os pãezinhos sobre uma grade para que esfriem. Enquanto isso prepare a calda: numa tigela misture o leite condensado com a água e reserve.


4 - Após frios, mergulhe a parte de cima dos nozinhos na mistura de leite condensado e, em seguida, carimbe a parte umedecida no coco ralado de maneira que fique totalmente coberto com coco. Retorne o nozinho à grade para secar completamente e o coco ralado ficar aderido à superfície do pãozinho. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page