top of page
  • @vitorcorrea13

Croquete de Camarão


Atenção! Fortes emoções neste post! Se você também é amante dos quitutes de boteco, então esta receitinha aqui é pra você: Croquete de camarão com recheio SUPER cremoso para você se deliciar com a turma! O sucesso é garantido... É só colar em mim, belê?!

Fazia muito tempo que eu queria publicar esse tipo de receitinha aqui no site, mas não tinha conseguido me organizar para preparar. Porém, nos últimos dias, resolvi tirar um tempo para por em prática muitas delícias que eu pretendo divulgar aqui em breve. Essa aqui é uma delas!

Sabe aquele petisco que você se apaixona logo na primeira mordida? Então... Desconheço quem não tenha gostado. Massa crocante por fora, macia por dentro, recheio ultra cremoso e temperado... Quer mais o quê?

Ah, esqueci de dizer que é ridiculamente fácil de preparar, então não tem desculpa pra não fazer, belê? E uma friturinha, vez que outra, não faz mal a ninguém! Eu não deixo de comer quando sinto vontade... É só maneirar na quantidade que tá tudo certo...


Bora ver como é fácil?

Para o Caldo

Ingredientes

Cabeças e Cascas do Camarão (opcional)

1/2 cebola

1 folha de louro

3 cravos

1 cenoura

1 talo de salsão

Pimenta do Reino Moída

1L de água

Modo de Preparo

1 - Numa panela de pressão, coloque todos os ingredientes. Feche a panela e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a chiar, conte 20 minutos e então desligue o fogo. Espere sair completamente o vapor, abra a panela, passe o caldo por uma peneira, descarte o que ficou retido e reserve o caldo.


Para o Recheio

Ingredientes

1 colher (sopa) de azeite

200g de camarões limpos e descascados

1/2 cebola picada

1 folha de louro

3 dentes de alho picados

1/2 xícara (chá) de cenoura ralada

1 tomate sem semente picado

1/4 xícara (chá) de ervilha congelada

1 pitada de páprica picante

1 colher (sopa) de farinha de trigo

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o azeite, a cebola, tempere com sal e deixe refogar por 3 minutos. Adicione, então, a cenoura, a folha de louro, a páprica e refogue por mais 2 minutos. Junte o alho e refogue por mais 2 minutos. Depois, acrescente o tomate, dê mais uma mexidinha e, acrescente os camarões e as ervilhas. Deixe cozinhar por 4 minutos. Tempere, então, com sal, pimenta do reino, junte a farinha de trigo, misture até engrossar e desligue o fogo. Espere amornar para rechear a massa


Para a Massa

Ingredientes

400mL de caldo

100mL de leite

400g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (sopa) de colorífico

1 colher (sopa) de manteiga

3 talos de salsinha bem picadinho


Modo de Preparo

1 - Numa panela, junte o caldo, o leite, a manteiga, o sal, o colorífico e leve ao fogo médio até que toda a manteiga esteja completamente derretida.


2 - Nesta etapa, junte a salsinha, dê uma misturadela e adicione, então, a farinha de trigo. É importante que você esteja mexendo rapidamente enquanto adiciona a farinha de trigo. Isso faz com que você elimine o maior número de bolinhas de farinha de trigo. Se você não conseguir eliminá-las durante o cozimento da massa não tem problema, você pode tirá-las depois na hora da montagem. Deixe a massa cozinhando por uns 5 minutos até que se solte por completo do fundo da panela e forme uma bola.


3 - Vire a massa sobre uma bancada limpa. Tão logo você consiga manusear a massa, inicie uma leve sova para que a massa não fique com uma crosta. Se for necessário, adicione mais farinha de trigo para poder manusear a massa com mais facilidade. Inicie a montagem.


Para a Montagem

Ingredientes

100g de farinha de trigo (essa quantidade pode variar)

2 ovos batidos

Farinha de rosca para polvilhar


Modo de Preparo

1 - Separe uma porção de massa do tamanho de uma bolinha de pingue-pongue. Sobre uma bancada limpa, sove um pouco a massa. Se a massa ainda estiver grudando na sua mão, adicione um pouco de farinha de trigo e vá sovando com cuidado. Coloque farinha até a massa não grudar mais.


2 - Abra a massa em formato circular e no centro deposite uma quantidade de recheio. Mantenha a base da massa na palma da mão e junte as bordas da massa como se fosse um pastel, porém na parte de cima (olhar as imagens). Repita o procedimento com o restante da massa.


3 - Quando todas os croquetes estiverem prontos, mergulhe, um a um, nos ovos batidos e, em seguida, os envolva na farinha de rosca. Remova o excesso de farinha e reserve.


4 - Frite em óleo quente ou congele para se deliciar quando tiver vontade!

POSTS RECENTES
bottom of page