top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Estrogonofe


E olha só a lindeza que eu preparei hoje! Uma deliciosa torta de estrogonofe com direito a roupa de gala!!! Ficou ou não ficou maravilhosa??? Desde que eu fiz a minha primeira torta trabalhada no ano passado com o especial de dia das mães do Panelinha me descobri um verdadeiro apaixonado por essa iguaria. Desde então não parei mais. Já fiz mil e um recheios e apresentações, mas, igual a este modelinho aqui, acho que vai ser difícil fazer um mais bonito... rsrs

Como pode ser visto aqui em cima, essa belezura é linda até mesmo antes de ir ao forno. E foi por este motivo que resolvi compartilhar com vocês essa imagem... Não sei vocês, mas a impressão que eu tive quando olhei a primeira vez, mais me lembrou uma blusa de tricô. Super adorei e quis até colocar um nome assim "Torta Tricô de Estrogonofe", mas como eu sei que um monte de gente não iria entender, resolvi simplificar.

A massa, nossa velha conhecida, é espetacular para fazer este tipo de trabalhado. O recheio, porém, é a novidade da vez! Um delicioso estrogonofe repleto de sabor que vai fazer todo mundo repetir e, como fizeram aqui em casa, "lamber os pratos". É sério, fica sensacional!

Como essa lindeza ficou muito fotogênica foi dificílimo escolher poucas fotos. E por este motivo eu vou colocar uma surra de fotos aqui neste post também! rsrs

Bom, espero que vocês gostem e que experimentem para ver o quão terapêutico é. Leva um pouco de tempo e as primeiras vezes não ficam tão bonitinhas, mas, com o tempo, e com paciência, tudo melhora.

Bora tentar?

Para a Massa

Ingredientes

2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 120 g de manteiga gelada em cubos 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal

Modo de Preparo

1 - Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Acrescente a manteiga e, com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa. Junte a água e amasse até ficar lisa. Modele uma bola, envolva com filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Para o Recheio
ingredientes
300g de filé picado em pequenos pedaços
1 colher (sopa) de azeite
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) de cenoura ralada
30g de cogumelos Paris fatiados
1/4 xícara (chá) de conhaque
1 colher (sopa) de molho inglês
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 colher (chá) de mostarda Djon
Sal e Pimenta do reino a gosto
200g de creme de leite

Modo de Preparo
1 - Leve ao fogo médio uma panela média. Quando estiver aquecida, regue com o azeite, junte a carne, tempere com sal, pimenta e deixe dourar. 2 - Mantenha a panela em fogo médio, adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela - os queimadinhos da carne são essenciais para dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar. Acrescente o louro, a cenoura e mexa mais um pouquinho. 3 - Junte o conhaque e deixe evaporar. Adicione, então, o molho inglês, os cogumelos e mexa mais um pouco.

4 - Acrescente o extrato de tomate,a mostarda djon e mexa bem. Regue com o creme de leite, misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar - isso leva cerca de 5 minutos depois que começar a ferver. Desligue o fogo, remova a folha de louro, prove e acerte o sal. Deixe o recheio esfriar por completo antes de montar a torta.

Para a Montagem
Ingredientes
1 ovo para pincelar

Modo de Preparo
1 - Pré aqueça o forno a 180°C, separe uma travessa circular de 23cm de diâmetro. Sobre uma bancada limpa e enfarinhada, abra metade da massa de maneira que consiga cobrir os fundos e as laterais da assadeira. Com cuidado, deposite a massa sobre a travessa e adapte bem a massa nas bordas laterais.

2 - Abra um pedaço da massa e faça tiras de 1 cm de largura. Separe três tiras e faça uma trança. Repita o procedimento com o restante da massa até que tenha tranças suficientes para cobrir toda a torta.

3 - Deposite o recheio sobre a base da torta e, sobre ele, comece a dispor as tranças de maneira que fiquem bem justapostas para que o conteúdo do recheio não estravase na hora de assar. Quando toda a torta estiver devidamente coberta, remova o excesso de massa das bordas e, com as pontas dos dedos, aperte a massa da cobertura contra a massa da lateral da assadeira.

4 - Com cuidado, pincele um ovo batido sobre as tramas e leve para assar por, aproximadamente, 50 minutos ou até que toda a superfície da torta esteja devidamente dourada. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page