top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Brigadeirudo


Que a gente ama um bolinho, todo mundo sabe. Agora, se for pra gente eleger um favorito, qual vocês acham que ganharia a eleição??? Na minha opinião, não considerando meu gosto pessoal, acredito que bolo de chocolate com cobertura de chocolate granulado é quase que unanimidade. E tamanha a famosidade do menino, a gente encontra uma infinidade de receitas na internet, mas, igual a essa aqui tô pra dizer: DUVIDO!

Como vocês estão cansados de saber, eu sou viciado num bolinho. E gosto dos mais simples mesmo: de cenoura, de laranja e, obviamente, de chocolate. E não necessariamente com aquela cobertura maravilhosa. Gosto de comer a massa mesmo. Sentir o gosto dos ingredientes base enquanto degusto a minha xícara de café.

E foi após muito testar receitas que eu cheguei a essa aqui. Pego uma dica daqui, outra dali. Acrescenta açúcar, diminui trigo, aumenta chocolate. E assim o bolinho de chocolate mais que gostosudo tomou forma. E como eu sei que vocês enlouqueceram quando viram as fotos dele nas redes sociais, vou compartilhar com vocês.

A receita é muito simples, porém utilize ingredientes de qualidade. Principalmente os chocolates, pois fazem toda a diferença.

Bom, espero que gostem, que façam, que me marquem...

Grande beijo!

Para o Bolo

Ingredientes

3 ovos 1 xícara (chá) de açúcar

1/2 de xícara de açúcar mascavo

1/2 de xicara de chocolate em pó 50% cacau 1/2 xícara (chá) de óleo 1 xícara (chá) de leite integral

1 colher (sopa) de suco de limão 2 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (chá) de fermento

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma retangular de 31x45cm com manteiga, polvilhe cacau em pó e reserve. 2. Numa tigelinha, junte o leite com o suco de limão até talhar. Reserve. Separe os ingredientes secos passando-os pela peneira (farinha de trigo, açúcar, açúcar mascavo, chocolate em pó, bicarbonato, sal fermento). 3. Numa outra tigela, coloque um ovo por vez, o óleo e misture com um misturador até que o líquido fique homogêneo.

4. Lentamente, deposite a mistura dos dos secos e incorpore até que a massa fique lisa. Acrescente a mistura de leite e limão e mexa apenas para incorporar. 5. Preencha a fôrma e leve ao forno pré aquecido por, aproximadamente, 40 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o seu forno, portanto é sempre bom estar por perto). Após assado, retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.


Para o Brigadeiro

Ingredientes

1 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de creme de leite

3 colheres (sopa) de chocolate em pó

60g de chocolate ao leite em barra de ótima qualidade

Confeitos de chocolate para decorar

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque o leite condensado, o chocolate em pó, o creme de leite e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela.


2 - Nesta etapa, junte o chocolate ao leite em barra, aumente o fogo para médio, e mexa até que todo o chocolate tenha sido derretido e encorporado ao brigadeiro.


3 - Desligue o fogo, espalhe sobre o brigadeiro sobre o bolo e decore com confeitos de chocolate. Sirva a seguir ou leve para gelar antes de servir.

POSTS RECENTES
bottom of page