top of page
  • @vitorcorrea13

Quiche de Bacon com Tomate Seco


Sabe aquele tipo de receita que faz as vezes de refeição completa? Então, é disso que eu tô falando! Quiche de Bacon com Tomate seco é sucesso garantido na mesa de casa... Basta uma saladinha e um molhinho para acompanhar e pronto! Uma refeição e tanto! E é bem por este motivo que eu escolhi preparar pra vocês essa maravilha num vídeo pra lá de delicioso lá no Canal do Menu do Chef do youtube.

A combinação de tomate seco e bacon é figurinha carimbada aqui em casa. Mas como sei que muitos dos meus seguidores são adeptos ao estilo de vida vegano, substituir o bacon por outro tipo de ingrediente é mais que possível. Como eu nunca me canso de dizer, o que importante é tenta reproduzir a receita em casa, mesmo que, para isso, precise adaptar.


Bom, o vídeo é bem curtinho e objetivo. Se você gostar, deixa seu like lá pra mim... Aproveita pra se inscrever no canal e não se esqueça de ativar as notificações... Fique à vontade para compartilhar esse vídeo com algum amigo ou familiar que também seja apaixonado por quiche...


Então, melhor que falar é fazer... Bora testar?

Para a Base

Ingredientes

360g de farinha de trigo

120g de manteiga gelada cortada em cubos

1/2 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de semente de gergelim

80mL de água gelada

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte a farinha de trigo, o sal, as sementes de gergelim e misture. Adicione a manteiga e, com as pontas dos dedos, mexa até obter uma farofa úmida. Acrescente a água, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Então, envolva-a num plástico filme e leve à geladeira para descansar por 25 minutos. Ligue o forno para pré aquecer a 200°C e reserve uma assadeira de fundo falso de 21 cm de diâmetro.


2 - Após o tempo de descanso, abra a massa sobre uma bancada limpa e enfarinhada. Com cuidado, transfira a massa para a assadeira, adapte-a bem, remova o excesso das bordas.


3 - Cubra a massa com uma folha de papel vegetal e, sobre ela, deposite um peso (pode ser grãos de feijão, bolas de cerâmica ou o que você estiver acostumado a usar para peso). Leve para assar por 10 minutos. Depois desse tempo, remova o papel vegetal com o peso, faça furinhos na base da torta com um garfo e retorne a massa ao forno para terminar de assar por mais 10 minutinhos. Passado o tempo, retire a massa do forno para esfriar e reduza a temperatura do forno para 180°C. Inicie o preparo do recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

150g de bacon

1 cebola picada

100g de tomate seco picado

2 ramos de tomilho fresco

3 ovos

3/4 xícara (chá) de leite integral

100g de creme de leite

150g de cream cheese

Sal, noz moscada, pimenta do reino moída na hora a gosto


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o bacon e deixe refogar até ficar dourado. Se houver necessidade, remova o excesso de gordura.


2 - Adicione a cebola, mexa bem e deixe refogar por 3 minutos. Acrescente, então, o tomate seco picado, os ramos de tomilho debulhados, mexa mais um pouco e refogue por mais 2 minutinhos. Desligue o fogo e reserve.


3 - Numa tigela quebre os ovos, um a um, junte o leite, o creme de leite, o cream cheese e bata com um batedor de arame até obter um creme homogêneo. Em seguida, tempere com sal, noz moscada, pimenta do reino e misture bem.


4 - Deposite o refogado de bacon sobre a massa e, sobre ele, regue a mistura de líquidos. Leve para assar por, aproximadamente, 45 minutos ou até que toda a superfície esteja bem douradinha. O tempo pode variar de acordo com o forno de cada um, portanto é importante ficar sempre por perto para que nada dê errado.


5 - Após assada, retire do forno e sirva ainda quente. Eu prefiro mais por morno ou frio. Sirva acompanhada de saladas e molho. Aproveite!

POSTS RECENTES
bottom of page