• @vitorcorrea13

Nhoque de Batatas - Gnocchi


Toda semana, quando saio pra jantar no meu Restaurante favorito aqui de Concórdia, nem me dou ao trabalho de olhar o Menu, pois sei bem o que quero comer. Nhoque de batatas (gnocchi) é o prato certo, o que varia é o molho que vai acompanhá-lo. Porém, também ÃMO fazer essa maravilha em casa, e é por esse motivo que eu vou compartilhar com vocês essa receitinha que eu adaptei de uma receita da minha diva das panelas, a Rita Lobo.

Na minha versão, o meu nhoque ganha uma camada extra de sabor por conta da salsinha picada que vai na massa. Fica na medida certa do desejável. Eu ãmo tanto que vocês não fazem ideia. Se eu pudesse, viveria desse prato.


Vamos aos toques: eu utilizei a batata com casca rosa, pois a casca branca fica muito mais úmida e talvez dificulte na hora do ponto. Verifique se a batata está bem firme na hora de comprar, não pegue aquelas mais macias. O uso do espremedor de batatas é primordial para o sucesso da receita. Espremer as batatas sobre a bancada e deixar evaporar o excesso de água é outra dica super importante. Se quiser dar um toque a mais, acrescente uma pitada de noz moscada e pimenta do reino branca moída na hora. Faz toda a diferença...

Porém, como dá um pouquinho de trabalho, eu sempre deixo pra preparar em ocasiões especiais. Do contrário, mato o meu desejo lá na Cantina sempre acompanhado da minha melhor companhia...


Bom, o passo a passo está bem detalhado aqui embaixo e você só vai se arrepender se não preparar! Então não perca tempo e mãos à massa!

Para o Molho à Bolonhesa Rápido

Ingredientes

600 g de carne moída 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (sopa) de manteiga 1 cebola picada 1 cenoura ralada 1 talo de salsão picado 1 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de vinho branco 1 lata de tomates pelados noz-moscada ralada na hora sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, junte o óleo, a manteiga e a cebola. Leve ao fogo alto e refogue a cebola, mexendo sempre, até ficar transparente. Adicione a cenoura e o salsão, e refogue por 2 minutos, mexendo sem parar. 2. Acrescente a carne moída e misture com um garfo. Tempere com sal e pimenta-do-reino e refogue até que a carne perca a cor rosada. 3. Junte o leite e mexa até que evapore completamente. Tempere com noz-moscada ralada na hora. 4. Adicione o vinho e deixe cozinhar até secar. 5. Mantenha o fogo alto, junte os tomates sem pele (com o líquido da lata) e deixe cozinhar por mexendo de vez em quando até que o molho fique encorpado. Desligue e espere amornar para montar a lasanha.

Ingredientes

700g de batatas grandes (casca rosa) 1 gema levemente batida 1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 talos de salsinha bem picadinhos sal a gosto

Modo de Preparo

1. Descasque as batatas e corte em pedaços grandes. Em seguida, passe-as rapidamente sob água corrente para retirar algum resíduo de casca. 2. Transfira os pedaços de batata para uma panela grande com água salgada e fria. Leve ao fogo alto e, quando ferver, comece a checar o ponto da batata. Ela deve ser facilmente perfurada com a ponta de uma faca. Geralmente, 10 minutos é o suficiente. 3. Escorra e passe-as por um espremedor de batatas. A seguir, deixe as batatas espremidas por alguns minutos sobre a superfície de trabalho para que o excesso de água evapore. 4. Abra um buraco no centro, coloque os outros ingredientes e trabalhe a massa com as mãos. Não trabalhe muito a massa, apenas o suficiente para deixá-la homogênea. 5. Lave as mãos, seque-as e enfarinhe a superfície de trabalho. Faça vários rolinhos e, com uma faca afiada, corte os pedaços na diagonal (cada um deverá ter 2,5 cm em média). Disponha sobre assadeiras enfarinhadas para não grudar. 6. Numa panela grande, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto. Quando ferver, coloque 10 nhoques para cozinhar. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com 1/2 xícara (chá) de água e 2 colheres (sopa) de azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos. Reserve.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=264)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.