top of page
  • @vitorcorrea13

Empadinha de Legumes


E olha só a deliciosidade que está em destaque no vídeo desta semana lá do Canal do Menu do Chef: Empadinhas de Legumes super cremosudas pra ninguém botar defeito!!! Preciso confessar que, quando era pequeno, esse era um dos meus quitutes favoritos das festinhas... Tanto é que resolvi compartilhá-lo aqui com vocês... O mais legal de tudo é que a mesma massa pode ser usada com diferentes tipos de recheio... Então, se você não gosta de legumes, utilize o sabor de recheio que quiser, só não vale deixar de lado por conta desse mero detalhe, belê?


Se você é amante deste clássico culinário já deixa seu joinha no vídeo e compartilha essa receitinha com algum amigo que seja tão apaixonado por empadinha quanto você! Aproveita também pra se inscrever no Canal, pois toda semana sai um vídeo novo repleto de delícias pra você preparar aí na sua casa!


Bom, como falei acima, a minha sugestão de recheio pode não agradar algumas pessoas, mas, pra mim, fica sensacional. Se você não curte ervilhas, não gosta de cebola, de alho, enfim... Substitua esses ingredientes por outros de sua preferência. A massa fica extremamente leve e quebradiça... Aqui no interior da vida, as pessoas tinham o costume de utilizar banha para dar liga à massa. Como eu sei que tem muita gente que tem dificuldade, ou que não consome este tipo de ingrediente, substitui por nata. Se você também tiver dificuldades de encontrar nata, sugiro utilizarem o creme de leite de lata.

Uma outra dica que eu dou é deixar pra desenformar depois de frio, pois, do contrário, você pode perder algumas empadinhas. Acredite, descobri isso da pior maneira possível... (Agoniado que sou, tentei desenformar ainda morno. Moral da história: a massa é bem leve e as empadinhas se quebraram em milhões de pedaços. E eu deixei cair no chão, pra ajudar... Enfim, tive que refazer a receita para terminar o vídeo...).


Bom, mas vamos ao que interessa??? Quero ver chuva de marcações no instagram de todos que fizeram essa receita, belê?! Grande beijo...

Para a Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

100g de manteiga bem gelada

1 pitada generosa de sal

2 colheres (sopa) de nata ou creme de leite de lata

Modo de Preparo

1 - Num tigela, junte a farinha, o sal, a manteiga cortada em cubos e misture com a ponta dos dedos até obter uma farofa grossa. Nesta etapa, adicione a nata e misture vigorosamente até formar uma massa homogênea, então embale e leve à geladeira para descansar por 20 minutos.


Para o Recheio de Legumes

Ingredientes

1 colher (chá) de manteiga

1 colher (chá) de azeite

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

1/4 xícara (chá) de cenoura cortada em cubinhos

1/4 xícara (chá) de brócolis picados

1 tomate sem sementes cortado em cubinhos

1/4 xícara (chá) de ervilhas frescas

1 xícara (chá) de palmito picado

Sal, Pimenta do Reino, Cominho e Noz moscada a gosto

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite


Modo de Preparo

1 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte a manteiga, o óleo e a cebola. Deixe refogar por 3 minutos e, depois, adicione o dente de alho, mexa novamente e conte 2 minutos.


2 - Junte, então, a cenoura, o tomate, o brócolis, a ervilha, o palmito, misture bem e deixe refogar por 5 minutos. Tempere com sal, pimenta do reino, cominho, noz moscada e mexa novamente.


3 - Junte a farinha de trigo, misture e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione, então, o leite e mexa até engrossar. Desligue o fogo, coloque num refratário e deixe esfriar.


Para a Montagem

Ingredientes

1 ovo batido

Gergelim


Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno à 180 C, separe formas de empadinha ou uma forma de cupcakes.


2 - Tire a massa da geladeira, pegue uma porção do tamanho de uma bolinha de pingue pongue, abra-a sobre a bancada com auxílio de rolo de macarrão ou abra na mão mesmo. Forre o fundo da forminha com a massa, deposite uma colherada do recheio e cubra-o com outra porção de massa.


3 - Sele bem as laterais apertando com as pontas dos dedos, pincele o topo da empadinha com um ovo batido e salpique gergelim. Repita o procedimento com o restante da massa e do recheio.


4 - Leve para assar por, aproximadamente, 20 minutos ou até que as empadinhas tenham crescido e ficado douradinhas.


5 - Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page