• @vitorcorrea13

Carne Assada com Salada de Folhas Verdes

E no meio do caos que tem sido os últimos dias, sempre tenho tempo para fazer aquilo que eu mais amo: me alimentar bem com comida gostosa! E é isso que tem aqui no meu pratinho... Uma bela porção de carne bem passada (que eu tinha feito no dia anterior, diga-se de passagem) com um mix de folhas verdes que servi acompanhado de um delicioso molho de mostarda e mel.

O ponto da carne é o que mais pode variar no quesito "questão de gosto". Para alguns, ela pode ter passado do ponto, mas, pra mim, tá do jeito que eu gosto. Como aqui eu "requentei" do dia anterior, ela não ficou mais rosadinha, mas, nem por isso, perdeu o seu valor. Muito pelo contrário!


Na receita descrita logo abaixo, da editora Panelinha, eu acrescentei o meu toque especial que é selar a carne antes de ir ao forno. Mas você pode seguir a receita original e pular essa etapa. Como eu já falei, é questão de gosto...


Enfim, espero que vocês gostem dessa receita tanto quanto eu gosto!


PARA O ROSBIFE

Ingredientes

1 peça de 600 g de filé mignon limpo (para rosbife) 1 1/2 colher (chá) de mostarda amarela em pó 1 1/2 colher (chá) de páprica defumada 2 colheres (sopa) de azeite sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Retire a peça de filé mignon da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos, enquanto o forno aquece. 2. Numa tigelinha, misture a páprica com a mostarda em pó. Tempere a carne com sal, pimenta-do-reino e a misturinha de especiarias. Regue com o azeite e espalhe com as mãos para temperar bem a carne. 3. Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando estiver aquecida, regue com azeite e deposite a carne para selar todos os lados. Transfira a carne para uma assadeira e leve para assar em forno alto por 10 minutos. Após esse tempo, diminua a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e deixe no forno por mais 10 minutos. Se você quiser a carne mais ao ponto, não sele antes de levar ao forno: leve direto ao forno e deixe assar os primeiros 15 minutos em 220°C e os 15 minutos seguintes em 180°C. 4. Retire a assadeira do forno e cubra a carne com papel-alumínio. Deixe repousar por 10 minutos, antes de cortar - nesse período os sucos vão se redistribuir pela peça, deixando a carne mais suculenta. Enquanto isso, prepare o molho da salada.

PARA O MOLHO DA SALADA

Ingredientes

1 colher (sopa) de mostarda de Dijon 1 colher (sopa) de mel 3 colheres (sopa) de vinagre de vinho tinto 1/2 xícara (chá) de azeite 1 pitada de sal pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

Num pote de vidro com tampa, junte a mostarda, o mel, o vinagre e o azeite. Tampe e chacoalhe bem até formar um molho liso. Prove - algumas mostardas são mais picantes e salgadas que outras - e então tempere com sal e pimenta. Tampe novamente e agite apenas para misturar. Utilize a seguir ou mantenha na geladeira por até 5 dias.

PARA A MONTAGEM

Ingredientes

1 maço de agrião baby 1 maço de rúcula baby 1 maço de alface-lisa baby

Modo de Preparo

1. Lave as folhas em água corrente e, em seguida, retire as folhas da água, passe pela centrífuga de salada para secar bem e disponha numa travessa. Regue com o molho 3. Corte o rosbife em fatias grossas de cerca de 1 cm e coloque sobre as folhas verdes.

(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300588)

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.