top of page
  • @vitorcorrea13

Bolo Casadinho


Não, ainda não é Páscoa, mas o coelhinho resolveu dar um pulinho aqui só pra avisá-los de que ele já está quase na área!!! hahaha Olá, amigos mamíferos!!! Se brigadeiro sozinho já é bom, pensa no casamento de dois sabores deliciosos?! Isso mesmo! Brigadeiro Preto + Brigadeiro Branco formam a base dessa receita de Bolo Casadinho que, modéstia a parte, vai te querer fazer casar também! Tá bom, a parte do casar foi meio exagero, mas que você vai se esbaldar ao deliciar essa maravilhosidade, ah se vai... E é por esse motivo (e tantos outros) que eu decidi dividir com vocês essa preparação num vídeo mais que especial lá pro Canal do Menu do Chef.

A receita é super fácil de se preparar e a massa do bolo, na minha opinião, é outro destaque. Ela vai servir de base para infinitas preparações e cabe a você decidir as delícias que irá preparar com essa maravilha...


A decoração ficou meio abstrata (rolou até aparição do coelhinho da Páscoa), mas, por mim, o formato naked já estava mais que suficientemente lindo. Então, fique a vontade para usar, e por em prática, toda a sua criatividade na hora de decorar esse bolo.


Enfim, espero que vocês gostem do vídeo e que testem em casa essa receita, pois vale a pena cada garfada!


Ah, aproveita pra se inscrever no Canal e não se esqueça de deixar o like, pois ajuda e MUITO na divulgação do canal...


Grande beijo em todos!

Para o Bolo

Ingredientes

2 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento químico

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 pitada de sal

170g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

2 xícaras (chá) de açúcar refinado

4 ovos

1 1/4 xícara (chá) de iogurte natural (sem açúcar)

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180° C, unte três fôrmas redondas (11 cm de diâmetro ou duas de 21cm) de fundo com manteiga, polvilhe com farinha de trigo e reserve.


2. Passe pela peneira a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e reserve.


3. Na batedeira, bata a manteiga até que fique fofa. Adicione o açúcar e bata para misturar. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione o iogurte e misture bem. Diminua a velocidade e junte os ingredientes peneirados aos poucos. A cada adição, bata apenas para misturar. Adicione o extrato de baunilha e dê mais uma misturadela.


4. Transfira a massa para as fôrmas e nivele a massa girando as fôrmas rapidamente sobre a mesa.


5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por aproximadamente 30 minutos. Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se o palitinho sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por mais 5 minutos antes de desenformar. Utilize uma grade para que o ar circule e o bolo esfrie por completo.


Para o Brigadeiro de Chocolate

Ingredientes

1 lata de leite condensado

100g de chocolate ao leite de qualidade

2 colheres (sopa) creme de leite fresco

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque o leite condensado, o chocolate picado, o creme de leite fresco e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela e o creme obtenha o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e deixe esfriar por completo. Se necessário, leve à geladeira para firmar.


Para o Brigadeiro Branco

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

2 colheres (sopa) creme de leite fresco

Modo de Preparo

1 - Numa panela média, coloque o leite condensado, o extrato de baunilha, o creme de leite fresco e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, até que a massa desgrude do fundo da panela e o creme obtenha o ponto de brigadeiro mole. Retire do fogo e deixe esfriar por completo. Se necessário, leve à geladeira para firmar.


Para a Cobertura

Modo de Preparo

1 - Deposite o brigadeiro desde a base do prato até, mais ou menos, a metade da altura do bolo. Na metade restante, coloque o brigadeiro branco. Unte uma espátula com manteiga sem sal e, em seguida, alise toda a superfície do bolo de maneira que o mesmo fique bem brilhoso e reto. Cubra o topo do bolo com o restante do brigadeiro e repita o procedimento realizado na lateral. Finalize com açúcar e decore de acordo com a sua criatividade. Servir em temperatura ambiente.

POSTS RECENTES
bottom of page