top of page
  • @vitorcorrea13

Bife Rolê

Lembra da receitinha de farofinha de milho, ou viradinho, que eu postei na semana passada??? Então, nessa receitinha aqui, ele vem acompanhando deliciosos bifes rolê recheados com ameixa, cenoura e salsão. Pensem num espetáculo! É outra receitinha da Rita Lobo que está presente no livro "O que tem na Geladeira".

Sabe aquele tipo de receitinha com gostinho de infância, porém com um toque a mais? É bem disso que eu tô falando! Pelo menos pra mim, rechear a carne com frutas era algo bem restrito a épocas comemorativas como, por exemplo, o Natal. Então, quando eu vi essa receita pensei: EU NECESSITO FAZER ISSO EM CASA! E, amigos, foi amor a primeira vista!!!

Esse é aquele tipo de receita que abraça o estômago e te faz querer lamber o prato ao final da refeição. E não, não estou aumentando! Foi o que eu fiz...


Então, se você é como eu que ama essa mistura agridoce, essa é a receita ideal para você surpreender seus familiares e dar uma nova cara para o bife de todo dia... Bora tentar?

Ingredientes

8 bifes de coxão mole 1 cenoura 1 talo de salsão 8 ameixas secas sem caroço 1 cebola 3 dentes de alho 70 g de bacon em cubos 1/2 xícara (chá) de extrato de tomate 1 litro de caldo de legumes caseiro (ou água) 2 colheres (sopa) de azeite 1 colher (chá) de pimenta-síria 1 rama de canela 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo salsinha picada a gosto sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto palitos de dente para fechar os bifes

Modo de Preparo

1. Retire os bifes da geladeira e deixe em temperatura ambiente, enquanto prepara os outros ingredientes - se a carne estiver gelada na hora de ir para a panela, os bifes podem ficar duros. 2. Descarte as folhas, lave e seque o talo do salsão. Descasque a cenoura. Corte os legumes em palitos finos de cerca de 6 cm de comprimento - assim eles cabem certinho dentro de cada bife. Corte as ameixas ao meio. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho. Reserve. 3. Recheie os bifes: tempere os dois lados com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto; numa das pontas, coloque dois palitos de cada legume e duas metades de ameixa (uma ao lado da outra); enrole o bife e prenda, espetando com dois palitos de dente. Repita com o restante. 4. Leve uma panela de pressão ao fogo médio Quando aquecer, regue com o azeite e refogue o bacon, mexendo por cerca de 2 minutos, até soltar a gordura. Acrescente os bifes enrolados e deixe dourar por cerca de 2 minutos. Assim que a carne soltar da panela, vire delicadamente com uma pinça. Retire e reserve num prato. 5. Junte a cebola picada, a canela em rama, a pimenta-síria e refogue por mais 3 minutos, até murchar. Acrescente o alho e misture por apenas 1 minuto para perfumar. 6. Regue com o caldo de legumes (ou água), misture o extrato de tomate e volte a carne para a panela. Tampe e aumente o fogo para alto. Assim que começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por mais 30 minutos em fogo baixo. 7. Enquanto isso coloque a manteiga numa panela ou frigideira pequena e leve ao fogo médio. Assim que derreter, acrescente a farinha de trigo e mexa bem por cerca de 2 minutos - essa mistura de manteiga e farinha, chamada roux, vai engrossar o molho. Desligue o fogo e reserve. 8. Após o tempo de cozimento, desligue o fogo. Deixe o vapor sair e a válvula parar de apitar, antes de abrir a panela de pressão. Com uma concha, transfira cerca de 1 xícara (chá) do caldo de cozimento para a panela com o roux. Misture bem para dissolver todos os gruminhos de farinha. 9. Volte o molho engrossado para a panela com os bifes. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até o molho engrossar. Desligue o fogo e misture a salsinha picada. Sirva a seguir.

Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300963

POSTS RECENTES
bottom of page