top of page
  • @vitorcorrea13

Caponatta de Berinjela


Se tem uma coisa que eu amo de paixão são compotas, pastinhas e derivados. Sejam eles de frutas, de legumes, enfim... Preciso, literalmente, me controlar para não sair por aí botando tudo pra dentro... E essa receitinha aqui é um exemplo dessas maravilhas que eu tanto amo ter sempre pronta na minha geladeira: caponatta de beringela.

Os legumes são assados numa infusão de sabores e de aromas. O resultado fica espetacular! se você também é desses que ama um aperitivo de qualidade, você precisa testar essa receita! Ela vai conquistar o seu coração e a sua barriguinha...

Ingredientes

1 berinjela

1 colher (sopa) de sal

1 pimentão vermelho cortado em tiras

1 pimentão amarelo cortado em tiras

1 cebola fatiada em meias luas

3 dentes de alho picados

2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco

2 folhas de louro

1 colher (sopa) de orégano

1/4 xícara (chá) de azeite

10 azeitonas fatiadas

Sal e Pimenta do reino moída na hora a gosto

Azeite o quanto baste para completar o recipiente

Modo de Preparo

1 - Lave a berinjela, descarte as pontas, e faça fatias de 2 cm de espessura. Deposite as fatias numa tigela, junte o sal, cubra com água de deixe descansar por 1 hora. Enquanto isso, fatie os outros ingredientes.


2 - Quando faltar 20 minutos para o término da salmoura da berinjela, pré aqueça o forno a 220° C, separe uma assadeira retangular e reserve.


3 - Descarte a água da salmoura, fatie a berinjela em tiras do mesmo tamanho dos pimentões. Em seguida, junte todos os legumes na assadeira. Acrescente o orégano, 1/4 xícara de azeite, o vinagre, tempere com sal e pimenta e misture bem com as mãos. Leve ao forno mexendo a cada 5 minutos, tomando cuidado para não queimar. Essa parte é super importante, pois depende do forno de cada um, por isso é bom estar sempre por perto para conferir.


4 - Quando os legumes estiverem levemente dourados e desidratados (no meu forno deu 35 minutos), retire a assadeira do forno, junte as azeitonas e deixe esfriar. Quando estiver completamente frio, armazene em potes com fechamento hermético, porém deixe um espaço para poder acrescentar o azeite. Então é só vedar bem o pote e levar para a geladeira.



POSTS RECENTES
bottom of page