top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Creme de Avelã


Quer fazer bonito na mesa das festas de final de ano e não sabe o que preparar?! Vem que eu te ajudo!!! Honestamente, não conheço ninguém que não goste de torta de chocolate... E se for do tal creme de avelã super famoso??? Melhor ainda!!! É por isso, e por tantos outros motivos, que eu selecionei essa receitinha pra compartilhar com vocês lá no Especial de Final de Ano do Canal do Menu do Chef no youtube... São inúmeros os adjetivos que eu poderia utilizar para descrever essa maravilhosidade, mas, se tivesse que escolher apenas um, ele seria: SENSACIONAL!


Ao longo do mês de Dezembro eu vou publicar não um, mas DOIS vídeos na semana! Isso mesmo que você leu!!! E tudo isso para te ajudar a preparar uma sobremesa super deliciosa nas Festas de Final de Ano.


Essa receitinha aqui é super fácil e você vai receber muitos elogios! Contudo, tenho algumas dicas pra dar que não consegui mostrar no vídeo por motivos de "apaguei o vídeo sem querer". Quando for levar a massa para assar, no meio do tempo, você deve remover, com cuidado, o papel vegetal e os feijões. Depois é só retornar a massa ao forno para ela terminar de assar. A massa cresce bastante, então, se você preferir pouca massa, é só deixar uma fina camada na fôrma.


O recheio é super consistente e não fica extremamente doce. Se você quiser, mas só se quiser mesmo, acrescente 1/2 xícara (chá) de leite condensado para deixar essa delícia ainda mais cremosa e docinha. Eu também esqueci de dizer, mas, no vídeo, eu decorei com algumas avelãs... Além de lindas, elas garantem uma camada extra de sabor...


Bom, acho que é isso! Espero que vocês gostem, que testem, que compartilhem esse post nas redes sociais e, por favor, deixem seu like no vídeo (e não se esqueçam de se inscrever no canal)...


Bora por em prática?!

Para a Massa

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de chocolate em pó 50% cacau

1/3 xícara (chá) de açúcar refinado

1 gema

80g de manteiga sem sal bem gelada cortada em cubos

1 colher (sobremesa) de fermento em pó

2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte o trigo, o açúcar, o chocolate, o fermento e misture. Acrescente, então, a manteiga bem gelada e incorpore até obter uma farofa grossa e úmida.


2 - Junte, a gema, a água e misture até obter uma massa bem homogênea. Envolva a massa com plástico filme e leve para descansar na geladeira por 30 minutos.


3 - Na metade do tempo do descanso já ligue o forno para pré aquecer a 200º C e separe uma fôrma de fundo removível de 17cm de diâmetro.


4 - Depois dos 30 minutos, retire a massa da geladeira, a deposite no fundo da fôrma e, com cuidado, vá espalhando até cobri-la por completo. Com um garfo, faça furos no fundo da massa.


5 - Coloque uma folha de papel manteiga sobre a massa e, sobre ela, distribua um peso (pode ser feijão ou pedra cerâmica). E leve para assar por 15 minutos. Passado esse tempo, remova, com cuidado, o papel vegetal e o peso e leve a massa novamente ao forno para terminar de assar (8 - 10 minutos, depende de cada forno). A massa cresce bastante, então, não se assuste! Quando a massa estiver assada por completo, deixe esfriar antes de colocar o recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

300g de Cream cheese em temperatura ambiente

200g de creme de avelã (eu prefiro aquela marca conhecida)

150g de creme de leite fresco (pode ser nata)

50g de pé de moleque triturados

Bombons de Avelã, avelãs e crocantes de amendoim para decorar


Modo de Preparo

1 - Numa tigela, junte o o cream cheese, o creme de avelã, o creme de leite fresco e bata até obter um creme homogêneo. Acrescente os pés de moleque triturados e os incorpore à mistura.


2 - Deposite o creme sobre a massa previamente assada e leve para gelar por, no mínimo, 3 horas.


3 - Na hora de servir, polvilhe crocantes de amendoim, avelãs e bombons de avelã.


POSTS RECENTES
bottom of page