top of page
  • @vitorcorrea13

Filé com Cenouras Assadas e Pesto Cítrico


Tá aqui outra receitinha que os sabores super combinam: cenouras assadas com molho pesto! E, de quebra, aquele medalhão de filé maroto! hahahaha A dona Rita Lobo, em seu mais recente livro "O que tem na geladeira" tratou de nos ensinar a dar uma carinha nova aos ingredientes que já nos são tão conhecidos... É o caso dessa receitinha aqui!


De preparo rápido, simples e barato, a combinação dos sabores presentes no prato é o ponto alto da receita! O toque cítrico da laranja no molho pesto foi a cereja do bolo, na minha opinião. Ah, e cenoura com pesto super combinam!!!


Bom, chega de conversa e que tal aprender o passo a passo dessa maravilha aqui???

Ingredientes

2 cenouras
4 medalhões de filé 1 xícara (chá) de folhas de manjericão 1/4 de xícara (chá) de castanha-de-caju 1 dente de alho 1/4 de xícara (chá) de queijo parmesão ralado 1 cubo de gelo raspas de 1 laranja azeite a gosto
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 240 ºC (temperatura alta). 2. Descasque e corte a cenoura ao meio no sentido da largura. Corte cada metade em quartos e transfira para uma assadeira grande. Tempere com 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem para envolver todos os pedaços com o azeite. 3. Leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos até dourar - na metade do tempo vire com uma espátula para dourar por igual. Enquanto isso prepare o molho pesto. 4. Lave, seque bem e transfira as folhas de manjericão para o copo do mixer. Descasque o dente de alho e junte ao manjericão. Acrescente as castanhas, o queijo parmesão, 1/2 xícara (chá) de azeite, o cubo de gelo - ele deixa a cor do molho bem verde - e bata até ficar liso (se preferir bata no liquidificador). Misture as raspas de laranja e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

5. Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando estiver aquecida, regue um fio de azeite e deposite os medalhões de filé temperados com sal e pimenta do reino. Espere três minutos e, então, vire para grelhar o outro lado. Desligue o fogo e junte o aceto até que ele reduza. Envolva as faces dos medalhões com a redução do balsâmico e distribua dois em cada prato. 5. Assim que as cenouras estiverem assadas, retire-as do forno e deposite em cima dos medalhões. Sirva a seguir com o molho pesto.


(Receita da apresentadora Rita Lobo disponível em: http://panelinha.ig.com.br/site_novo/receita/receita.php?id=300983)


POSTS RECENTES
bottom of page