top of page
  • @vitorcorrea13

Torta de Banana com Caramelo


Olha quem apareceu aqui novamente?! Sim, ela mesma! A massa da torta da Silvia!!! kkkkk Eu falei que ela iria aparecer... E como promessa é dívida, eis a receitinha que fez o maior sucesso entre os meus convidados aqui em casa: torta de banana caramelada acompanhada de creme de doce de leite. Hummmm. Só de descrever a receita já comecei a salivar aqui...

Esta aqui é outra receitinha que vai fazer sucesso aí na sua casa tamanha a facilidade do preparo e gostosura! O mais delicioso é o cheirinho que invade a casa quando a massa está pronta. Só fazendo pra saber do que eu estou falando...

Vocês sabem bem o quanto eu amo fazer tortas em versões miniaturas, não é mesmo? (acho que isso é complexo de ser alto.. Sempre quero fazer tudo pequeno... hahahaha) Sei lá, só sei que acho mais bonito servir a sobremesa em porção individual. Fica mais apresentável. Contudo, preparar uma torta única também tem o seu charme...

Bom, como sei que você não gosta de enrolação, partiu aprender a receita???

Para a Massa

Ingredientes

300g de farinha de trigo

200g de manteiga sem sal gelada em cubinhos

100mL de água gelada

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

1 - Numa tigela, deposite a farinha de trigo com a manteiga em cubos. Aos poucos, misture os dois ingredientes com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa.


2 - Dilua o açúcar e o sal na água gelada e, lentamente, incorpore à farofa mexendo com um garfo até formar uma massa. Nessa etapa, sove ligeiramente até conseguir formar uma bola. Envolva com plástico filme e leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio.


Para o Recheio

Ingredientes

4 bananas bem maduras

2/3 xícara (chá) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de amido de milho

1 colher (sopa) de manteiga

3 colheres (sopa de água)

1 pitada de canela em pó

Modo de Preparo

1 - Pique as bananas. Numa tigela, misture o amido com a água e mexa bem para dissolver. Reserve.


2 - Leve ao fogo médio uma panela média com o açúcar mascavo e deixe cozinhar até derreter, mexendo com uma espátula de vez em quando. Assim que todo o açúcar derreter, adicione a manteiga e misture bem para incorporar. Junte a banana, a canela e misture. Deixe cozinhar por cerca de dois minutos e depois adicione o amido dissolvido na água. Mexa até engrossar. Apague o fogo e transfira o recheio para uma tigela. Deixe esfriar.


Para a Montagem
Açúcar Cristal
100g de Doce de leite
50g de Creme de leite fresco

Modo de Preparo
1- Pré aqueça o forno à 220º C e separe uma fôrma de fundo falso de 23cm de diâmetro (ou forminhas pequenas, se preferir).

2 - Sobre uma bancada limpa e enfarinhada, abra metade de massa com auxílio de um rolo de macarrão. Em seguida, transfira a massa para a fôrma e a adapte bem. Deposite o recheio e abra outro pedaço da massa de maneira que você consiga cobrir o recheio. Remova o excesso da massa das bordas da fôrma e aperte bem com um garfo para garantir que o recheio vai ficar bem protegido. Salpique açúcar cristal e leve para assar por, aproximadamente, 30 minutos ou até que esteja dourada.

3 - Na hora de servir, misture o doce de leite com o creme de leite e deposite uma generosa porção em cima de cada fatia. Finalize a apresentação polvilhando um pouco de canela e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page