top of page
  • @vitorcorrea13

Banoffee com Creme de Avelã


Hora da Fruta, amigos mamíferos!!! E a fruta da vez só poderia ser ela mesma: a BANANA! Nesta receitinha aqui, a nossa estrela veio toda trabalhada na doçura ao acompanhar camadas generosas de creme de avelã, de doce de leite e de chantilly. Não é por nada não, mas, essa aqui, é uma das melhores e mais deliciosas versões da torta Banoffee que eu já comi! E é por esse motivo que eu selecionei essa maravilha para compartilhar com vocês essa semana lá no canal do Menu do Chef no Youtube!


A massa fica extremamente deliciosa e perfumada por conta da canela. O que eu mais gosto é que dá pra aproveitar as aparas da massa para fazer biscoitinhos. Ficam deliciosos e ainda fazem um charminho na mesa do café!


Se você não quiser ter tanto trabalho, faça uma torta versão maior. É muito mais tranquilo para assar, rechear. Mas eu acho mais bonitinho servir em porções individuais... Questão de gosto...


Bom, o passo a passo da receita está bem descrito aqui embaixo e o vídeo é bem auto explicativo, então não tem desculpa para dizer que não sabe como preparar, não é mesmo?!


Ah, se você gostou do vídeo, compartilha em todas as redes sociais! Vamos espalhar gostosuras por aí... Grande beijo!


PARA A MASSA

Ingredientes

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga sem sal gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1 colher de café de extrato de baunilha
1 colher (café) de canela em pó 1 colher (café) de fermento em pó farinha de trigo para polvilhar a bancada

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, a canela e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo, a baunilha e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. 3. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe forminhas caneladas com fundo falso de 7 cm de diâmetro. 4. Com uma faca, divida a massa em pequenas bolinhas do tamanho de pingue pongue. Sobre uma bancada limpa, disponha um saco plástico (desses de colocar frutas no supermercado) e, sobre ele, salpique a farinha de trigo. Na mão, comece a abrir a massa em formato de disco. Em seguida, deposite o disco em cima do plástico enfarinhado e salpique mais um pouco de farinha antes de cobrir com outro saco plástico. Essa etapa facilita, e MUITO, o manuseio da massa. Com cuidado, abra a massa com auxílio de um rolo de macarrão até atingir a espessura de 4 mm. Remova o plástico da parte superior e leve a massa para ser depositada sobre a forminha. Adapte-a com os dedos removendo todo o excesso das bordas. Com um garfo, faça furinhos no fundo para que o ar possa circular e deixar a massa crocante. Repita o procedimento com o restante da massa.

5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos ou até que as bordas estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.

Para o Recheio

Ingredientes

100g de doce de leite feito em casa

100g de creme de avelã

200g de creme de leite fresco

3 colheres de sopa de açúcar

1 colher (café) de extrato de baunilha

3 bananas prata fatiadas

Canela para polvilhar

Modo de Preparo

1. Numa tigela, coloque 100g de creme de leite, o açúcar, o extrato de baunilha e bata até atingir ponto de chantilly. Deposite o creme num saco de confeitar com um bico de sua preferência e reserve. Descarte a casca das bananas e as corte em rodelas finas. Reserve. Num outro saco, coloque o doce de leite e reserve.


2. Com a tortinha desenformada, deposite uma colher de sobremesa do creme de avelã e, sobre ele, faça pequenas pitanguinhas de doce de leite. Feito isso, distribua fatias de banana em cima do doce de leite, faça um espiral com o chantilly e, em cima dele, salpique canela em pó e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page