top of page
  • @vitorcorrea13

Cheesecake de Chocolate com Pasta de Amendoim


E se puder juntar duas das coisas mais maravilhosas da vida numa única receita??? Foi bem isso que fizeram nesta receita: uniram a doçura comedida do chocolate 60% cacau com a cremosidade da manteiga de amendoim... O casamento não poderia ser nada mais, nada menos que a perfeição! E é óbvio que essa receitinha já se tornou um hit entre os amigos aqui em casa...


Preciso contar pra vocês que quem me passou essa receitinha (com direito a fotinho do caderninho escrito a punho) foi uma das atrizes e apresentadoras que eu mais AMO na vida: Carolina Ferraz. Quem mais tá adorando assistir a gata no papel da divertida Penélope em "Haja Coração"??? Linda da vida!!! A gente seguido troca receitinhas, mas, dentre todas, essa aqui ganhou um lugar especial no meu coração (tem amendoim na jogada!)... Obrigado, pelo presente, Carol! Ah, e ela mandou beijinho pra todos vocês que me acompanham por aqui, como pode ser visto na foto abaixo...


O mais engraçado foi que quando eu preparei pela primeira vez esse cheesecake tive que dividir a receita em duas fôrmas, pois a que eu pretendia usar estava na casa de uma conhecida. Aí papo vai, papo vem, acabei tirando o papel alumínio de uma das tortas com muita antecedência e acabou que ficou horrível!!! Mostrei pra Carol o estrago e ela com todo o jeitinho do universo pra não dizer que ficou horrorosa, disse que essas coisas acontecem... Rimos muito! Mas o gosto ficou delicioso! A sorte foi que tinha outra... Então, atentem aos detalhes descritos na receita para que tudo dê certo!!!


A receita é super simples e não leva muitos ingredientes, porém é de uma riqueza de sabores sem igual! Como leva poucos ingredientes, sugiro que escolham de qualidade... Eles são responsáveis pelo sucesso da receita.


Que tal preparar essa delícia no final de semana? Tenho certeza de que vai fazer sucesso... Bora tentar???

Para a Base

Ingredientes

120g de biscoito waffer recheado de chocolate triturado

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal derretida

2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 165º C, envolva uma forma de fundo falso (21 cm de diâmetro) com duas camadas de papel alumínio. Certifique-se de que esteja bem isolado para que não entre água durante o cozimento... Além disso, unte o fundo da assadeira com manteiga e forre com papel manteiga.


2 - Numa tigela, misture o biscoito triturado, o açúcar e a manteiga derretida até formar uma massa homogênea. Feito isso, deposite a massa sobre o papel manteiga e pressione com os dedos até que todo o fundo da forma esteja completamente coberto. Leve para assar por 10 minutos. Deixe esfriar completamente antes de depositar o recheio.


Para os Recheios

Ingredientes

120g de chocolate 60% cacau picado

900g de cream cheese em temperatura ambiente

1 1/2 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de extrato de baunilha

4 ovos em temperatura ambiente

1/2 xícara (chá) de manteiga de amendoim


Modo de Preparo

1 - Leve o chocolate para derreter em banho-maria de modo que a tigela não entre em contato com a água. Após derretido, deixe amornar.


2 - Numa batedeira, coloque o cream cheese e bata em velocidade alta até formar um creme fofo. Reduza a velocidade e, aos poucos, incorpore o açúcar até que todo ele esteja incorporado à mistura.


3 - Acrescente, então, a baunilha e os ovos, um a um, batendo apenas para misturar entre cada adição. Divida o creme em duas tigelas. Numa acrescente o chocolate derretido; noutra, a manteiga de amendoim.


4 - No centro da forma, deposite uma concha do creme de amendoim e, sobre ela, outra do creme de chocolate. Intercale as camadas até que todo o creme tenha sido depositado na forma. Cubra bem a forma com papel alumínio e ajeite a forma dentro de uma forma maior.


5 - Leve as formas ao forno pré aquecido e deposite água fervendo para o banho-maria. Deixe assar por 80 minutos. Passado o tempo, desligue o forno e deixe a cheesecake esfriar fora do forno, porém ATENÇÃO: não remova o papel alumínio até certificar-se de que esteja completamente frio. Após isso, leve para refrigerar, por, no mínimo, 6 horas antes de servir.

(Receita do caderninho da amiga Carolina Ferraz)

POSTS RECENTES
bottom of page