• @vitorcorrea13

Quiche de Carne de Panela


Essa aqui é a minha versão de quiche de carne de panela que eu sempre como naquele bistrô super charmoso lá de Porto Alegre. A massa fica extremamente sequinha e o recheio, meus amigos... Uma perdição!


Sou MUITO suspeito mesmo a falar sobre essa maravilha, mas, quem já comeu essa delícia aqui sempre pediu BIS... E se tem repeteco é porque é bom, não é mesmo?

PARA A MASSA

Ingredientes

1 xícaras (chá) de farinha de trigo 50 g de manteiga 1 colher (sobremesa) de óleo 1/4 xícara (chá) de agua gelada 1pitada de sal farinha de trigo para abrir a massa

Modo de Preparo

1. Separe uma fôrma de quiche de 10 cm de diâmetro, de preferência antiaderente. Caso contrário, unte a fôrma com manteiga e polvilhe com farinha. 2. Corte a manteiga em cubinhos de cerca de 1 cm. Numa tigela, coloque a farinha, misture bem o sal e abra um buraco no centro. Junte o óleo e os cubinhos de manteiga. Com as mãos, vá misturando até obter uma farofa grossa. Para que a massa fique bem crocante, o truque é não misturar muito. 3. Assim que a farinha ficar com o aspecto de farofa, comece a juntar a água gelada. Vá amassando e juntando a água, até conseguir formar uma bola. Embrulhe a bola de massa em filme, ou coloque num saco plástico, e leve à geladeira por 30 minutos. 4. Enquanto isso, prepare a cebola do recheio. 5. Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura alta). Retire a massa da geladeira e do filme. Sobre uma superfície lisa, trabalhe um pouco a massa, apenas para que ela aqueça com o calor das mãos. Enfarinhe a superfície e abra a massa com o auxílio de um rolo. Ela deve ficar maior que a fôrma, pois deve cobrir o fundo e as laterais. Para transferir a massa da superfície para a fôrma, enrole-a no rolo e desenrole sobre a fôrma. Com as mãos, modele a massa na fôrma, retirando as sobras. 6. Cubra a massa com papel-manteiga e preencha todo o fundo da fôrma com feijão, apenas para fazer peso. Leve ao forno preaquecido para assar por 10 minutos. Retire o papel-manteiga com os feijões. Com um garfo de sobremesa, fure o fundo da torta. Leve novamente ao forno e deixe assar por mais 10 minutos, até que fique ligeiramente dourada.

PARA O RECHEIO
Ingredientes
1xícara de músculo cozido desfiado
1/2 cebola
4 azeitonas picadas 1 colher (sobremesa) de óleo 1/2 xícara (chá) de leite 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco 1 ovo 1 colher (sopa) de vinho branco 1/4 xícara (chá) de queijo gruyére 1 pitada generosa dcominho em pó 1 pitada de pimenta-do-reino moída na hora 1 pitada de sal

Modo de Preparo

1. Numa tigela, junte o ovo, o leite, o creme de leite e o vinho. Misture bem com um fouet (batedor de arame) ou com um garfo. Tempere com sal, pimenta-do-reino. Reserve.

2 - Leve uma panela ao fogo médio. Quando estiver aquecida, junte o azeite, a cebola e refogue por 3 minutos. Acrescente o músculo desfiado, tempere com cominho, junte a azeitona e refogue por mais 2 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar. 3. No fundo da massa pré-assada, espalhe a carne refogada. Sobre ela, polvilhe o queijo ralado. Regue a massa com o creme. Com cuidado para não derramar o recheio, leve a fôrma ao forno para assar por 30-40 minutos ou até que a quiche fique dourada.

POSTS RECENTES