top of page
  • @vitorcorrea13

Tortinha de Chocolate com Cereja


Hora da fruta, amigos mamíferos!!! E a frutinha vem acompanhada de uma crocante massa de biscoito amanteigada e de um recheio super cremoso de chocolate... É o doce na medida certa!!!


Essa aqui é outras daquelas receitinhas que surpreendem pela praticidade, pela beleza e pelo sabor que, diga-se de passagem, é divino!


A minha sugestão para o recheio da tortinha é um creme de chocolate meio amargo. Questão de gosto mesmo, mas nada impede você de preparar o creme com um chocolate um pouco mais doce. Você pode, ainda, usar creme de avelã. Como falei, questão de gosto!


O mesmo serve para a fruta. Na receita, utilizei cerejas frescas, mas você pode utilizar a fruta que tiver disponível e que for mais acessível... É só usar a criatividade e partir para o abraço.


O passo a passo detalhado está aqui embaixo... Bora aprender?

PARA A MASSA
Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo 100 g de manteiga gelada em cubos 1/3 de xícara (chá) de açúcar 1 ovo 1/2 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (sopa) de chocolate em pó

1/4 xícara (chá) de castanha triturada

Modo de Preparo

1. Numa tigela, misture a farinha, o açúcar, o chocolate, a castanha triturada e o fermento em pó. Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa grossa. 2. Junte o ovo e amasse até formar uma massa lisa e bem macia. Modele uma bola e envolva com filme. Leve para a geladeira e deixe por no mínimo 30 minutos para firmar. Enquanto isso, prepare o creme de limão.

PARA ASSAR A MASSA
Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Separe forminhas redondas com fundo removível e retire a massa da geladeira. 2. Sobre uma bancada limpa, disponha um saco plástico (desses de colocar frutas no supermercado) e, sobre ele, salpique a farinha de trigo. Na mão, comece a abrir a massa em formato de disco. Em seguida, deposite o disco em cima do plástico enfarinhado e salpique mais um pouco de farinha antes de cobrir com outro saco plástico. Essa etapa facilita, e MUITO, o manuseio da massa. Com cuidado, abra a massa com auxílio de um rolo de macarrão até atingir a espessura de 3 cm, aproximadamente. Remova o plástico da parte superior e leve a massa para ser depositada sobre a fôrma. Adapte-a com os dedos removendo todo o excesso das bordas. Com um garfo, faça furinhos no fundo para que o ar possa circular e deixar a massa crocante. Repita o procedimento com o restante da massa. 3. Leve ao forno e deixe assar por cerca de 15 minutos até dourar. Retire do forno e deixe esfriar antes de rechear.


PARA O RECHEIO

Ingredientes

150g de chocolate meio amargo

2000g de creme de leite fresco

2 colheres (sopa) de açúcar

1 colher (café) de extrato de baunilha

Cerejas (ou frutas que tiver disponível)


Modo de Preparo

1 - Num bowl, coloque o chocolate picado e leve ao micro ondas por 30 segundos até derreter completamente. Quando estiver bem derretido, junte 100g de creme de leite fresco, misture bem até formar um creme homogêneo.


2 - Numa tigela, junte o creme de leite fresco, o açúcar e bata até atingir ponto de chantilly. Deposite o creme num saco de confeitar com um bico pitanga e reserve.


3 - Em cada forminha, deposite uma colher de creme de chocolate. Na porção central, confeite um bico de chatilly, disponha uma cereja e sirva a seguir.

POSTS RECENTES
bottom of page