• @vitorcorrea13

Bolo Brigadeiro


Apesar de eu amar a confeitaria, não é sempre que eu consigo tempo pra fazer um bolinho que realmente me agrade. Digo isso falando na decoração mesmo. Esse bolinho aqui foi o que eu fiz para comemorar os 10K lá do meu ig pessoal, o @vitorcorrea13 (desculpem a demora, mas é que a vida está MUITO corrida por aqui!!!)


Trata-se de um magnífico bolo de chocolate com nibs de cacau coberto por ganache de chocolate e confeitado com brigadeiros... Tem como um trem desses ficar ruim??? Óbvio que não! O sucesso é garantia da casa!


Como não poderia deixar de ser, essa aqui é outra daquelas receitinhas milagrosas tamanha a facilidade do preparo e que vai te ganhar pela mistura de texturas...


Bom, depois de tamanha descrição só nos resta saber os pulos do gato, né nón? Então, bora pegar o passo a passo???


Ingredientes

2 ovos

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) de açúcar refinado

1/2 de xícara (chá) de chocolate em pó 1/2 xícara (chá) de óleo de girassol

2 colheres de sopa de nibs de cacau 1/2 xícara (chá) de água quente

1 colher (sopa) de café solúvel 1 xícara (chá) de farinha de trigo 1 colher (sobremesa) de fermento

Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma forma de 13cm com manteiga, polvilhe cacau em pó e reserve. 2. Numa tigela, coloque os ingredientes secos passando pela peneira (farinha de trigo, açúcar mascavo, açúcar refinado, chocolate em pó e o café. 3. Numa outra tigela, coloque um ovo por vez, o óleo, a água quente e misture com um misturador até que o líquido fique homogêneo.

4. Lentamente, deposite a mistura dos líquidos na tigela dos secos e incorpore até que a massa fique lisa. Acrescente, então, os nibs, o fermento e misture apenas para incorporar. 5. Preencha a forma e leve ao forno pré aquecido por torno de 25 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o seu forno, portanto é sempre bom estar por perto). 6. Para saber se o bolo assou por completo, basta introduzir um palito. Se ele sair limpinho, retire do forno e deixe esfriar em cima de uma grade. Para a Cobertura

Ingredientes

200g de chocolate amargo 50%

100 mL de creme de leite fresco

1 colher (sobremesa) de manteiga

1 colher (sobremesa) de mel

1/2 lata de leite condensado

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Granulado de chocolate o quanto baste para enrolar os brigadeiros

Confeitos de chocolate ao leite (Bib´s)


Modo de preparo

1 - Num bowl, coloque o chocolate picado, a manteiga, o mel e leve ao micro ondas por 1 minuto em potência alta. Quando o chocolate estiver completamente derretido, incorpore o creme de leite bem gelado até obter a consistência desejada. Eu gosto mais firme para facilitar a parte de confeitaria. Se for necessário, leve para gelar por alguns minutos até a ganache ficar no ponto.


2 - Numa panelinha, deposite o leite condensado, o chocolate em pó e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (o típico ponto de brigadeiro). Leve para gelar e, depois de estar completamente frio, faça bolinhas e enrole no chocolate granulado. Repita o procedimento com o restante da massa de brigadeiro e reserve.


2 - Após essa etapa, deposite o bolo na boleira, coloque a ganache no topo do bolo e, com auxílio de uma espátula de metal, alise até que todo o bolo esteja coberto. Deposite alguns brigadeiros na parte central do bolo e preencha os espaços entre eles com os confeitos de chocolate ao leite. Sirva a seguir.

POSTS RECENTES