• @vitorcorrea13

Bolo Formigueiro


Ainda sobre bolos fáceis de fazer e deliciosos: Bolo Formigueiro! Outra receitinha que super me faz viajar no tempo, na época em que eu ainda tinha cabelo no topo da minha cabeça (hoje pareço um Padre Franciscano) e que a minha única preocupação era escolher o lápis de cor pra pintar os desenhos da escolinha... Ai ai... (longo suspiro nostálgico)...


Confesso que minha infância foi meio frustrante por conta desse bolo aqui. Sabem por quê? Porque a Dona Terezinha, minha mamãe, não gostava de prepará-lo... Só o preparava após longo falatório e súplicas... Ainda bem que uma vizinha chamada Vera, mãe do Fernandinho e da Cláudia, sempre lembrava de me chamar pra ir comer essa perdição na casa dela quando a preparava...

Eu sempre fui uma criança, digamos, sem papas na língua... Certa vez, ao comer essa maravilha na casa da Dona Vera, fui questionado pela minha mãe se o bolo estava gostoso... Respondi que sim e que, inclusive, estavam melhores que os cavaquinhos (cueca virada, grostoli) que ela havia feito no dia anterior. Moral da história: fiquei sem bolo e sem cavaquinho por bons dias. É triste ser de escorpião. Muito triste. hahahahaha


Mas, voltando à realidade, essa receitinha aqui é um prato cheio pra quem gosta de facilidade. Bolo que fica fofíssimo, que super encara um recheio e uma cobertura e que, mesmo sozinho, faz a alegria da galera... Sou fã de carteirinha e você também vai se tornar... Eu garanto!


Partiu cozinhar?

Ingredientes

2 ovos

1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha

1 xícara de açúcar

4 colheres (sopa) de chocolate granulado

1 colher (sobremesa) de manteiga

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de leite fervendo

1 colher (sobremesa) de fermento químico

Modo de Preparo

1 - Pré aqueça o forno a 180º C, unte uma fôrma de pão (30x13x7cm) com manteiga e forre com papel manteiga. Numa leiteira, deposite o leite e leve ao fogo até levantar fervura e reserve.


2 - Na batedeira, bata as claras em neve. Quando atingirem pico médio, acrescente as gemas e bata apenas para misturar. Acrescente o açúcar e bata mais um pouco em velocidade baixa.


3 - Junte a manteiga, o extrato de baunilha e bata apenas para incorporar. Polvilhe, então, a farinha de trigo e bata mais um pouco. Acrescente o leite fervendo, misture mais um pouco. Deposite o fermento e misture com cuidado.


4 - Acrescente o chocolate granulado na massa, misture bem e deposite sobre a fôrma. Leve para assar por, aproximadamente, 25 minutos ou até que o bolo passe pelo teste do palito. Retire do forno e espere esfriar antes de desenformar. Se preferir, sirva acompanhado de calda de chocolate.

POSTS RECENTES

© 2016 by Menu do Chef.