top of page
  • @vitorcorrea13

Sopa de Tomate com Queijo Cottage


Quem foi que disse que tomate só serve pra salada e para molhos??? Nã-ná-ni-ná-não! Aqui ele vem como estrela da refeição e super encara o status de prato do dia. Trata-se de uma espetacular sopa de tomates repleta de sabores.


Nesta receita, o tomate revela sua faceta artística ao escancarar de vez seu sabor adocicado nessa maravilhosa versão classuda de uma sopa tão menosprezada pela grande massa. Digo que é menosprezada, pois nem todos conhecem as verdadeiras maravilhas que se podem ser feitas com esse ingrediente tão versátil da nossa cesta básica.


Apesar de vir acompanhada de um bocado de ingredientes, a estrela da receita consegue se sobressair aos demais sabores. É uma excelente dica de refeição para quem quer manter a linha durante a semana, mas que eu, particularmente, acho um chiquê só! É sério, acho essa sopa linda de se ver e de se comer! Super recomendo...

Ingredientes

1 lata de tomates pelados

1/2 cebola

1/2 pimentão amarelo

1 talo de alho poró

3 dentes de alho picados

100g de moranga

1/2 cenoura

1 folha de louro

1 colher de sopa de azeite

1 colher de café de cominho

Sal e Pimenta do Reino

2 xícaras de caldo de legumes caseiro

6 colheres de sopa de queijo cottage

Ramos de tomilho para decorar

Pães tostados para acompanhar (opcional)

Modo de Preparo

1 - Descasque e pique o alho, o pimentão, a cenoura, a moranga e a cebola; fatie o alho poró e abra a lata de tomate.


2 - Leve uma panela ao fogo médio e, quando estiver aquecida, regue o azeite, junte a folha de louro, a cebola e deixe dourar por 3 minutos. Passado o tempo, acrescente o alho e frite por mais dois minutos. Acrescente, então, o pimentão, a cenoura, o alho poró, a moranga e deixe refogar por 3 minutos.


3 - Após, junte o tomate, o caldo de legumes, o cominho. Mexa até levantar fervura. Quando começar a ferver, reduza o fogo, deixe cozinhar por 15 minutos e desligue o fogo.


4 - Com auxílio de um mixer, bata a sopa até formar um creme homogêneo. Deposite a sopa em pratos fundos e, no centro de cada prato, coloque duas colheres de queijo cottage, um ramo de tomilho e finalize com um filete de azeite e pimenta do reino moída na hora. Sirva a seguir acompanhado de pães tostados.

POSTS RECENTES
bottom of page